MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Estudantes decidem desocupar campus da PUC-SP

Os estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), paralisados desde a semana passada, decidiram nesta segunda-feira, 26, desocupar o campus Monte Alegre, em Perdizes, na zona oeste da capital paulista. A decisão foi tomada em uma as

Caio Possati (via Agência Estado)

·
Escrito por Caio Possati (via Agência Estado)
Publicado em 27.05.2025, 08:04:00 Editado em 27.05.2025, 08:08:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), paralisados desde a semana passada, decidiram nesta segunda-feira, 26, desocupar o campus Monte Alegre, em Perdizes, na zona oeste da capital paulista. A decisão foi tomada em uma assembleia geral que reuniu os alunos mobilizados.

continua após publicidade

A saída do prédio será realizada nesta terça-feira, 27, no período da manhã. Descontentes com a direção da universidade e alegando casos de racismo no ambiente da instituição, os estudantes ocuparam o campus na semana passada, fazendo piquetes e bloqueios com as carteiras para evitar o acesso ao prédio.

Na sexta-feira, 24, a Justiça autorizou a Fundação São Paulo (Fundasp), mantenedora da PUC-SP, a acionar a Polícia Militar para fazer uma reintegração de posse. A medida não chegou a ser utilizada.

continua após publicidade

A paralisação foi iniciada na última segunda, 19, e puxada pelo coletivo Saravá, formado por estudantes negros da PUC-SP. O movimento cresceu e angariou o apoio de outros coletivos universitários da instituição.

A paralisação não afetou todos os cursos. Alguns, como Engenharia, continuaram a ter aulas normalmente.

Os estudantes pedem melhores condições estruturais, avanços na política de permanência estudantil - entre elas, o acesso gratuito ao bandejão para estudantes bolsistas -, revisão sobre o aumento das mensalidades e letramento racial na formação de profissionais da universidade.

continua após publicidade

De acordo com a Reitoria da PUC-SP, a partir de terça-feira, 27, serão concedidas bolsas de alimentação de 100% aos alunos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), ou seja, que participam do programa em que a graduação é financiada pelo Ministério da Educação.

Em nota divulgada nesta segunda-feira, a Fundação São Paulo informou que o seu diretor executivo, o Padre José Rodolpho Perazzolo, recebeu uma comissão estudantil para debater sobre a ocupação do campus.

Os estudantes apresentaram as reivindicações e pediram à fundação para que o processo que tramita na Justiça fosse retirado. A Fundasp concordou pelo fim do caso, caso o campus fosse desocupado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Estudantes decidem desocupar campus da PUC-SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!