MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Estados do Sul vão atuar em conjunto por vacinas

Os governadores dos três Estados do Sul anunciaram nesta quarta-feira, 17, que vão passar a atuar de forma coordenada em frentes de negociação por mais vacinas contra a covid-19, na compra e regulação de medicamentos, principalmente para intubações, e no

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.03.2021, 20:12:00 Editado em 17.03.2021, 20:54:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os governadores dos três Estados do Sul anunciaram nesta quarta-feira, 17, que vão passar a atuar de forma coordenada em frentes de negociação por mais vacinas contra a covid-19, na compra e regulação de medicamentos, principalmente para intubações, e no compartilhamento de leitos de UTI referenciados para tratar a doença.

continua após publicidade

Em reunião na sede do governo de Santa Catarina, os gestores conversaram virtualmente com o ainda ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o médico indicado para substituí-lo, Marcelo Queiroga. Segundo o anfitrião, Carlos Moisés (PSL), os "dois ministros" garantiram que haverá, nos próximos dias, aumento na velocidade e no volume de entrega de doses de imunizantes.

"Consideramos, hoje, o Sul como o epicentro da pandemia no Brasil", disse o catarinense em entrevista após o encontro. Ele acrescentou que os representantes do Ministério da Saúde concordam com essa avaliação. Segundo o boletim de hoje do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a taxa de ocupação de UTIs referenciadas para o coronavírus para adultos é de 100% no Rio Grande do Sul, 99% em Santa Catarina e 96% no Paraná.

continua após publicidade

Os três governadores afirmaram ter pedido a Pazuello e a Queiroga que criem uma espécie de estoque regulador de oxigênio e de cilindros de forma a suprir regiões do País onde o gás ou o recipiente de armazenamento tenham escasseado. Os sulistas negaram que nos Estados falte oxigênio, mas, sim, de cilindros. O apelo aos dois representantes da Saúde federal foi pela organização nacional da logística adotada para socorrer os Estados do Norte.

A reunião em Florianópolis (SC) também teve o efeito prático, segundo os governadores, de acertar o compartilhamento ativo de dados da pandemia e experiências em seu enfrentamento, apesar de não terem admitido a possibilidade de medidas restritivas conjuntas.

O gaúcho Eduardo Leite (PSDB) sustentou que existe a expectativa de desaceleração das internações de pacientes de covid-19 em seu Estado nas próximas semanas como efeito de medidas restritivas, apesar de o Rio Grande do Sul ter registrado ontem (16) novo recorde diário de mortes por covid-19, com 502. "A letalidade tem alcançado 70% para internados nas UTIs", informou Leite.

Segundo o tucano, sua gestão observa atualmente uma estabilização, ainda que em nível alto, da pressão do coronavírus sobre os hospitais da rede gaúcha.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Estados do Sul vão atuar em conjunto por vacinas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!