Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Escola em SP homenageia sobrevivente de Hiroshima de 100 anos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Takashi Morita, comerciante japonês e sobrevivente da bomba atômica em Hiroshima, foi homenageado nesta sexta-feira, 1, por estudantes e professores da Escola Técnica Estadual (ETEC) Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, antecipando seu centenário que acontece no sábado, 2.

Desde 2019, a escola carrega o nome de Morita, reconhecendo sua luta contra os efeitos da radiação, efeito químico gerado pelos explosivos que vitimou a população japonesa mesmo depois dos bombardeios. Segundo Ana Calaça, diretora da instituição, as comemorações acontecem anualmente, sempre com a presença do patrono que faz questão de ter participação ativa na unidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Ele gosta de estar aqui com a comunidade. É um momento muito enriquecedor para nós. Ter o nosso patrono ainda vivo, dando toda sua representatividade, é um momento de muita alegria", afirma a diretora.

Acompanhado pela filha e amigos, estes também hibakusha, termo dado para os sobreviventes dos bombardeios atômicos, Morita participou das celebrações, que incluíram homenagens, parabéns, danças e percussões japonesas. A organização do evento contou com a participação de docentes, servidores e alunos da unidade.

Sofia de Melo, estudante de 16 anos envolvida na preparação, expressou gratidão pela cerimônia e oportunidade promovidas na escola. "Daqui a dez anos, mesmo em casa, continuarei comemorando o aniversário do senhor Morita. Marcou muito a nossa vida; vamos poder dizer que nos formamos em uma escola onde o patrono fez 100 anos, e demos conta de fazer a festa", celebrou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

História

Takashi Morita tinha 21 anos quando o bombardeio aconteceu: a explosão em Hiroshima ocorreu a cerca de 1,3 quilômetro de onde ele estava, mas não deixou sequelas graves no então policial militar. Contribuindo ativamente para a reconstrução pós-guerra em sua terra natal, ele enfrentou duas vezes a leucemia, mas conseguiu alcançar a cura em ambas.

Entendendo que encontraria boas oportunidades no Brasil, embarcou aos 32 anos com sua esposa e dois filhos em 1956. Após uma jornada de 42 dias pelo oceano, a família desembarcou no Porto de Santos, enfrentando inicialmente desafios significativos, devido à barreira do idioma. Ao longo do tempo na capital paulista, foram conquistados pela paixão brasileira pelo futebol e pela acolhida da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV