MAIS LIDAS
VER TODOS

no fim de semana

Erupção solar ejeta partículas que podem atingir a Terra

Funcionários da Nasa classificaram a erupção solar como “significativa”

Da Redação

·
Erupção solar ejeta partículas que podem atingir a Terra
Icone Camera Foto por Nasa
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.10.2021, 12:40:19 Editado em 29.10.2021, 12:40:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma das mais fortes tempestades do atual ciclo climático do Sol atingiu seu pico na quinta-feira (28), levando a uma erupção solar de classe X1, um dos tipos mais poderosos. De acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC), instituição norte-americana que monitora os eventos climáticos do espaço, o ápice do evento ocorreu por volta das 12h35, pelo horário de Brasília.

continua após publicidade

De acordo com o site Space, a explosão causou um blecaute de rádio temporário, mas forte, no lado ensolarado da Terra centrado na América do Sul. Funcionários da Nasa classificaram a erupção solar como “significativa”, acrescentando que foi capturada em vídeo em tempo real pelo Observatório Solar Dynamics da agência espacial.

Partículas carregadas de radiação resultantes da ejeção de massa coronal podem atingir a Terra entre sábado e domingo (30 e 31), relatou o SpaceWeather. Como resultado, isso pode interferir nas comunicações de rádio e satélite e sobrecarregar as auroras do Polo Norte do planeta, causando iluminação intensa.

continua após publicidade

“POW! O sol acabou de lançar um poderoso sinalizador”, escreveram funcionários da Nasa no Twitter, com uma foto do Sol com o clarão.

continua após publicidade

O que é uma erupção solar

De acordo com a Nasa, as erupções solares são explosões massivas de radiação do Sol que disparam partículas carregadas de radiação para fora da estrela. Os clarões (sinalizadores) são classificados em um sistema de letras, com os de classe C relativamente fracos, os de classe M mais moderados e os de classe X como os mais fortes.

“A classe X denota as chamas mais intensas, enquanto o número fornece mais informações sobre sua força”, explicou a agência em comunicado. “Um X2 é duas vezes mais intenso que um X1, um X3 é três vezes mais intenso, e, assim, sucessivamente. Sinalizadores classificados como X10, os mais fortes, são incomumente intensos”.

Com informações, Olhar Digital

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Erupção solar ejeta partículas que podem atingir a Terra"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!