MAIS LIDAS
VER TODOS

Preocupação

Erupção: lava de vulcão pode gerar gases tóxicos

Conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos, se a magma ardente do vulcão Cumbre Vieja atingir o mar pode haver explosões, ondas de água fervente e até nuvens tóxicas

Da Redação

·
Erupção: lava de vulcão pode gerar gases tóxicos
Icone Camera Foto por Desiree Martin/AFP
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.09.2021, 09:47:49 Editado em 22.09.2021, 10:11:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, Espanha, que aconteceu no último domingo (18), está causando inúmeros transtornos. Moradores da região tiveram que deixar suas casas às pressas por conta da lava, que destrói tudo que há me seu caminho. Além disso, existe uma nova preocupação a respeito disso: as lavas do vulcão podem gerar gases tóxicos se atingirem o Oceano Atlântico.

continua após publicidade

Conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos, se a magma ardente atingir o mar pode haver explosões, ondas de água fervente e até nuvens tóxicas. "As nuvens criadas pela interação entre a água do mar e a lava são ácidas", explica Patrick Allard, diretor de pesquisa do instituto francês de Geofísica do Globo, em Paris, à agência de notícias France Presse.

Ainda segundo Patrick, este "encontro" era inicialmente previsto para a noite de segunda-feira (20), entretanto, não aconteceu por conta do avanço mais lento da lava na ilha de LA Palma, no arquipélago em frente à costa da África.

continua após publicidade

O magma está a cerca de 2 km do mar e avança por volta dos 200 metros por hora, mas autoridades agora evitam fazer uma nova previsão de quando as colunas de lava podem atingir a água.

A erupção do vulcão Cumbre Vieja pode durar entre 24 e 84 dias, com média geométrica de cerca de 55 dias, de acordo com cálculos do Instituto Vulcanológico, das Ilhas Canárias (Involcan). O vulcão está expelindo colunas de fumaça que alcançam centenas de metros de altura e entre 8 mil e 10,5 mil toneladas de dióxido de enxofre por dia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Erupção: lava de vulcão pode gerar gases tóxicos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!