MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Entre acertos e desafios, universidades da capital aderem ao vestibular online

Realidade em diversas instituições de ensino, em função do crescimento dos cursos a distância, as provas online estão se tornando mais comuns nos principais vestibulares de São Paulo. Neste ano, universidades como Mackenzie, PUC, Insper, FGV e ESPM trocar

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.12.2020, 07:00:00 Editado em 21.12.2020, 20:41:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Realidade em diversas instituições de ensino, em função do crescimento dos cursos a distância, as provas online estão se tornando mais comuns nos principais vestibulares de São Paulo. Neste ano, universidades como Mackenzie, PUC, Insper, FGV e ESPM trocaram as avaliações presenciais pelas virtuais. Um modelo que requer mudanças na preparação dos vestibulandos e mais cuidados na hora de fazer a prova. Além de verificar se estão com o conteúdo em dia, os candidatos precisam checar o sinal da internet. E manter os olhos na tela do computador - a leitura da retina é uma das técnicas de monitoramento para não deixar ninguém colar, um dos grandes desafio do modelo.

continua após publicidade

As instituições decidiram cancelar provas presenciais durante a pandemia. "Mesmo com todos os protocolos rigorosamente prontos, preferimos a prova online", diz o professor Milton Pignatari, coordenador do Vestibular do Mackenzie.

Na ESPM, a necessidade de isolamento social acelerou uma mudança que já vinha sendo planejada, conta o vice-presidente acadêmico Alexandre Gracioso. Desde o meio do ano, a faculdade seleciona os alunos com uma entrevista de 30 minutos e uma redação online. "Esse modelo de seleção, com entrevista, é usado por renomadas instituições do exterior", diz Gracioso.

continua após publicidade

A plataforma de avaliações Prova Fácil, que atende mais de 500 faculdades, registrou alta de 500% no número de vestibulares online entre 2019 e 2020. "Atendemos, inclusive, inúmeras escolas de Medicina", diz o CEO Adriano Guimarães.

A prova online, porém, não é unanimidade. "O problema é como garantir a lisura num País onde as fraudes são comuns", diz Leandro Tessler, professor do Instituto de Física da Unicamp e ex-coordenador do vestibular da instituição.

Alerta semelhante é feito pela vice-presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Elisabeth Guedes. "Não temos softwares para dar segurança à prova online. É um grande desafio a curto prazo."

continua após publicidade

Cada instituição dá uma resposta ao problema. Em muitos casos, a identificação do aluno é feita por reconhecimento facial. Também é possível monitorar, pela câmera e pelo microfone do computador, o ambiente em que o candidato está fazendo a prova. Sons e imagens são analisados e gravados.

A leitura da retina, por exemplo, é um dos mais de 80 padrões avaliados. Uma experiência pela qual Isabella Marangon, de 18 anos, aluna do cursinho Poliedro, já passou. Ela abaixou a cabeça por alguns minutos, para escrever no rascunho de Matemática da prova da FGV, e logo recebeu um alerta - a comunicação entre aluno e os fiscais é feita via chat. "Eu tinha de corrigir a postura e olhar para o computador", conta.

O jornal O Estado de S. Paulo acompanhou no domingo o simulado do Insper para o vestibular online de 5 de janeiro. Seis salas de aula, as mesmas usadas antes no presencial, acolhiam apenas os fiscais, cada um deles monitorando 50 alunos a partir do seu notebook. Silêncio, clima de prova mesmo. Só os teclados zuniam. A comunicação entre fiscais e vestibulandos é feita por chat.

continua após publicidade

Na central de monitoramento, um painel apresentava as "carinhas" dos alunos com comportamentos fora do padrão. Muitos apareciam com a caneta nas mãos, o que é proibido. O sistema também dedura celulares, fones e rascunho.

"A decisão de suspender uma prova passa por vários níveis: tecnologia, fiscais, supervisão e direção. É como o VAR do futebol", brinca Guilherme Martins, diretor da Graduação do Insper. Os alunos contam com um serviço de Help Desk durante a prova. "Criamos uma grande estrutura. Tudo vem evoluindo bem desde o meio do ano", diz Tadeu da Ponte, coordenador de processos seletivos do Insper.

continua após publicidade

Essa nova forma de aplicar um teste custa caro. O Insper crê que uma prova online custe 50% a mais do que o modelo presencial. A mesma avaliação foi feita pela FGV. "As provas online envolvem mais profissionais para elaborar as questões, além de professores e tutores para avaliar o processo", afirma o pró-reitor da FGV, Antonio Freitas, sem revelar valores.

Adriano Guimarães, da Prova Fácil, têm uma visão diferente. Para ele, o modelo permite economizar em itens como papel, logística para distribuição de provas e equipe para correção. A redução possível seria de até 35% nos custos, segundo ele.

Elisabeth Guedes, da Anup, avalia que o crescimento dos vestibulares online aponta a necessidade de alternativas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "O Enem não será esvaziado pelos vestibulares online, mas pela percepção de que não podemos depender apenas dele como forma de ingresso."

continua após publicidade

Outro ponto é que, segundo especialistas, usar os vestibulares online para acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) seria inviável, por imposições legais. E a entrada teria de ser mesmo realizada pelo Enem.

Falhas da tecnologia

Mesmo que sejam neutralizadas as tentativas de fraude, a tecnologia pode falhar. Esse é mais um motivo de dor de cabeça. Os problemas mais comuns são lentidão da prova ou dificuldade de acesso. O Mackenzie calcula que, entre 15 mil candidatos, 2% a 3% possam ter tido problemas com acesso.

continua após publicidade

"Cada caso está sendo analisado. Proporcionalmente ao número de candidatos, o porcentual de problemas foi bem baixo", avalia Pignatari.

Marcelo Farinha, de 17 anos, esperou 35 minutos para acessar a prova online da PUC no dia 6. Eram 3 mil pessoas na fila da sala virtual.

"Fiquei abalado", lamenta o estudante do Poliedro.

Candidato a uma vaga em Economia, ele afirma que teve o desempenho prejudicado. "Tinha medo de ser desclassificado. Estava focado quando entrei no aplicativo. Após os 35 minutos, estava nervoso."

A PUC reconhece o problema. "De fato, houve lentidão de acesso no início do teste. Todos os candidatos foram informados de que não seriam prejudicados", informa a universidade, em nota. "Houve, igualmente, muitos casos de candidatos que, a despeito das orientações de instalação prévia do browser seguro e realização do simulado, não o haviam feito."

No caso de Luiza Silva Leite, o problema foi a abordagem do fiscal do Mackenzie. Por três vezes, ele disse que havia uma pessoa no quarto onde ela estava. E ameaçou cancelar o exame. Luiza teve uma crise de ansiedade e não passou. Após a reclamação, a universidade informou que o sistema notou um homem de camisa azul no local. Para ela, era a imagem de um travesseiro. Mas Luiza deu a volta por cima. Quatro dias depois, fez outra prova online, na Faculdade Damásio. Foi aprovada em Direito com desconto de 40% no curso.

Se por um lado as falhas podem ocorrer, por outro a prova online contribui com o distanciamento social, além de ser mais acessível. No vestibular do meio do ano do Insper, por exemplo, uma candidata hospitalizada fez as provas.

Aluna do Bandeirantes, Mariana Ahmar destacou outro ponto positivo: ficar longe do estresse de uma sala cheia de concorrentes. "Me senti tranquila por não ter ido ao local da prova", conta Mariana, que fez o vestibular do Instituto Mauá de Engenharia no dia 6. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Entre acertos e desafios, universidades da capital aderem ao vestibular online"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!