MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Entidades ambientalistas pedem manutenção de decreto para proteger Cantareira

Mais de 100 entidades ambientalistas entregaram nesta segunda-feira, 24, um abaixo assinado ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), solicitando a manutenção integral do Decreto 65.244/2020, que garante a proteção ambiental dos mananciais do Sistema

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.05.2021, 11:22:00 Editado em 24.05.2021, 11:28:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais de 100 entidades ambientalistas entregaram nesta segunda-feira, 24, um abaixo assinado ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), solicitando a manutenção integral do Decreto 65.244/2020, que garante a proteção ambiental dos mananciais do Sistema Cantareira. O Cantareira entrou neste ano no período de seca com um nível menor de água devido ao baixo volume de chuvas nos últimos meses.

continua após publicidade

Em outubro de 2020, foi aprovado o decreto que estabeleceu o plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Sistema Cantareira. O decreto restringe o desmatamento e a ocupação imobiliária nas áreas de mananciais nos municípios paulistas de Bragança Paulista, Joanópolis, Mairiporã, Vargem, Nazaré Paulista, Piracaia e Atibaia. No entanto, em 19 de fevereiro de 2021, os prefeitos das cidades solicitaram a Doria a retirada do decreto.

Para Carlos Bocuhy, presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), a sobrevivência hídrica de São Paulo depende da manutenção do Sistema Cantareira, que também abastece toda a região da Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

continua após publicidade

O Sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de 9 milhões de habitantes da capital paulista. Desde a maior crise de abastecimento da história, de 2014 a 2016, o Cantareira tem tido dificuldades em se recuperar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Entidades ambientalistas pedem manutenção de decreto para proteger Cantareira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!