MAIS LIDAS
VER TODOS

Emprego

Entenda como funciona o cargo de confiança

Aquele que ocupa o cargo de confiança, é considerado representante do empregador no serviço, pois ele tem poder diretivo, coordena atividades e fiscaliza o cumprimento delas. Além disso, pode aplicar medidas disciplinares como advertências, suspensões e a

Da Redação

·
Entenda como funciona o cargo de confiança
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.12.2020, 16:00:48 Editado em 23.12.2020, 12:18:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Aquele que ocupa o cargo de confiança, é considerado representante do empregador no serviço, pois ele tem poder diretivo, coordena atividades e fiscaliza o cumprimento delas. Além disso, pode aplicar medidas disciplinares como advertências, suspensões e até mesmo demitir por justa causa, a depender do grau de autonomia que a empresa lhe confere.

continua após publicidade

Estes empregados têm uma jornada de trabalho livre de controle, eles não têm direito a hora extra, nem ao limite de oito horas de serviço por dia (artigo 62, inciso II, da CLT). Porém, quem atua nesta função tem direito a gratificação, fazendo com que o empregado receba um valor igual ou superior ao do salário básico acrescido de 40% do seu valor. Se o percentual for menor, aplicam-se as normas gerais sobre a duração do trabalho, passando assim a poder receber horas extras.

Tal condição deve ser registrada na Carteira de Trabalho e a gratificação necessita ser discriminada no contracheque. Este adicional integra o 13º salário e as férias.

continua após publicidade

De acordo com a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, são assegurados a todos os empregos os direitos previstos no artigo 7º, inciso XV, da Constituição da República e no artigo 1º da Lei 605/49, que dispõem sobre o repouso semanal remunerado preferencialmente aos domingos e sober o pagamento de salário nos feriados, ou seja, o trabalho dos empregados de confiança nos domingos e nos feriados deve ser remunerado em dobro.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Entenda como funciona o cargo de confiança"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!