MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Enquanto covid cresce no Rio, governo transforma em lei carnaval em julho

Em meio a uma curva ascendente de casos e mortes pela covid-19, o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), transformou em lei o "CarnaRio - Carnaval fora de época", programado para todos os meses de julho. A medida já vale em 2021, mesmo que

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.01.2021, 17:10:00 Editado em 14.01.2021, 17:14:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em meio a uma curva ascendente de casos e mortes pela covid-19, o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), transformou em lei o "CarnaRio - Carnaval fora de época", programado para todos os meses de julho. A medida já vale em 2021, mesmo que o Estado ainda enfrente a pandemia e não haja nenhuma certeza a respeito da capacidade de vacinação. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) já tinha definido as datas de 11 e 12 de julho para os desfiles do Grupo Especial.

continua após publicidade

Mesmo com a criação da lei e a definição de datas para os desfiles no Rio, o governo fluminense afirmou ao Estadão que não há garantia da realização do evento em julho. "O Governo do Estado esclarece que a lei possibilita a realização do evento, mas que irá seguir as recomendações das autoridades sanitárias", sustentou. "Além disso, a alteração da lei permite que a Secretaria de Estado de Cultura apoie o maior evento cultural do Rio de Janeiro, sempre em diálogo com representantes de escolas de samba e blocos."

A lei, resultado de projeto de autoria do deputado Dionísio Lins (PP), tem por finalidade "a estimulação do turismo, lazer e principalmente, o aquecimento da economia com a criação de postos de empregos e venda de produtos e serviços", conforme consta em publicação do Diário Oficial do Estado de terça-feira, 12. O texto também explica que a organização da festa "deverá contar com a participação das ligas, agremiações e blocos carnavalescos", numa clara referência aos organizadores dos desfiles das escolas de samba e dos blocos de rua do Carnaval.

continua após publicidade

No site da Liesa, além das datas em julho para o desfile do Grupo Especial, já consta até a ordem de entrada de cada escola na Marquês de Sapucaí. Há, contudo, uma ressalva. "A vacinação da população contra a Covid-19 será fundamental para a realização do espetáculo nestas datas", informa.

Representantes de blocos carnavalescos estão mais céticos. Defendem que qualquer manifestação de carnaval só ocorra após a vacinação em massa da população.

O carnaval deste ano deveria acontecer na semana de 16 de fevereiro, mas foi cancelado nos últimos meses do ano passado devido à pandemia. À época, representantes das escolas de samba chegaram a citar o mês de julho como possível época para os desfiles, mas não havia uma definição até a terça-feira.

No Rio, a terça-feira de carnaval é feriado estadual desde 2008, sendo que a segunda-feira tradicionalmente é de ponto facultativo. Apesar do cancelamento do carnaval no próximo mês, o governo do Estado ainda não decidiu se manterá a data como feriado este ano. Uma definição deverá sair nos próximos dias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Enquanto covid cresce no Rio, governo transforma em lei carnaval em julho"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!