MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Enem trouxe questão sem resposta certa que deveria ser anulada, dizem cursinhos

Uma das questões do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo, 20, não tem resposta certa e deveria ser anulada. Isso é o que avaliam cursinhos consultados pelo Estadão após o encerramento do exame. A hipótese

Ítalo Lo Re (via Agência Estado)

·
Escrito por Ítalo Lo Re (via Agência Estado)
Publicado em 21.11.2022, 08:50:00 Editado em 21.11.2022, 08:55:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma das questões do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo, 20, não tem resposta certa e deveria ser anulada. Isso é o que avaliam cursinhos consultados pelo Estadão após o encerramento do exame. A hipótese de parte deles é que houve um erro de digitação no item, que aparece no caderno de Matemática e se utiliza de uma expressão algébrica para falar sobre salário. A questão é a 175 na prova amarela, 141 na rosa e 157 nos exames cinza e azul.

continua após publicidade

Na questão, os estudantes têm de assinalar a expressão algébrica que melhor representa o salário do funcionário de uma loja. Segundo o enunciado, ele recebe R$ 675 fixos e mais uma quantia variável de comissão. Em determinadas alternativas do item, porém, aparece o número 625.

"A gente acredita que o gabarito seria letra D, porém, há um erro digitação nas opções", diz Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação. Esse possível erro teria invalidado a possível opção correta. "Por não existir alternativa correta, essa questão provavelmente será anulada".

continua após publicidade

Coordenador de Matemática do Curso Anglo, Rodney Luzio avalia que a questão, que aborda a modelagem de uma função de duas sentenças, "é até muito simples". "Mas a gente acredita que houve um erro de digitação, porque no enunciado fala que a parte fixa é 675 e alternativa que o Enem deveria julgar como correta, que é a D, está como 625?, explica.

A avaliação é similar à de Giuseppe Nobilioni, coordenador de Matemática do Objetivo. "A questão 175 (do caderno amarelo) não tem alternativa correta", afirma. Em gabarito extraoficial divulgado neste domingo, o colégio deixou a resposta do item em branco.

O gabarito oficial será disponibilizado online pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) em até três dias úteis após a aplicação das provas. O Inep ainda vai divulgar quando as notas serão publicadas em seu site, por meio de acesso individual do participante com login, no endereço (enem.inep.gov.br/participante).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Enem trouxe questão sem resposta certa que deveria ser anulada, dizem cursinhos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!