MAIS LIDAS
VER TODOS

Educação

Enem traz questões sobre o papel da mulher da sociedade

Neste domingo, 13, os candidatos fazem provas de Redação, Ciências Humanas e Linguagens

Ítalo Lo Re, Giovanna Castro e Beatriz Bulhões (via Agência Estado)

·
Também chamou a atenção dos estudantes uma menção à skatista Rayssa Leal, a Fadinha, que foi medalhista nas últimas Olimpíadas
Icone Camera Foto por Agência Brasil/ilustração
Também chamou a atenção dos estudantes uma menção à skatista Rayssa Leal, a Fadinha, que foi medalhista nas últimas Olimpíadas
Escrito por Ítalo Lo Re, Giovanna Castro e Beatriz Bulhões (via Agência Estado)
Publicado em 13.11.2022, 18:47:00 Editado em 13.11.2022, 19:01:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe questões sobre o papel da mulher da sociedade, meio ambiente, comunidades e povos tradicionais - que também apareceu na Redação - e referência è escritora Carolina Maria de Jesus, segundo alunos e professores de cursinho ouvidos pela reportagem. Também chamou a atenção dos estudantes uma menção à skatista Rayssa Leal, a Fadinha, que foi medalhista nas últimas Olimpíadas. Neste domingo, 13, os candidatos fazem provas de Redação, Ciências Humanas e Linguagens.

continua após publicidade

Segundo a coordenadora pedagógica do Poliedro de São Paulo, Vivian de Ulhôa, na prova de Linguagens trouxe excertos de textos de Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cubas e Esaú e Jacó). Também havia textos do cronista Antônio Prata e do livro Quarto de Despejo, principal obra da Carolina Maria de Jesus.

"Embora a maioria dessas questões pudesse ser resolvida apenas com a devida interpretação do texto-fonte, uma parte delas exigia uma extrapolação do texto-fonte para que o candidato conseguisse responder algo mais abrangente sobre a escola literária em questão, fazendo com que ele tivesse que ir além do texto-fonte para conseguir resolver", analisa a professora.

continua após publicidade

Já a questão sobre Rayssa, de acordo com Vivian, tratava sobre a desconstrução do estereótipo de gênero motivada pela conquista olímpica da atleta. Ainda segundo a professora, a temática de tecnologia e das redes sociais foi frequente. "Uma questão trazia uma análise sobre aplicativos de relacionamento amoroso, enquanto outra abordava os mecanismos de funcionamento do Instagram", relata.

Grande parte dos candidatos ouvidos pela reportagem achou o tema da Redação previsível e as questões da prova mais focadas em interpretação de texto do que em conteúdo. "Achei o tema da Redação e a prova, no geral, tranquilos. Já fiz o Enem outras vezes e achei essa prova mais fácil que anteriores", disse Amanda Freiras, 27 anos, que trancou o curso de Administração no Instituto Federal de São Paulo para tentar uma vaga em Psicologia.

A baiana Luana Letícia, de 22 anos, foi a primeira a sair da sala no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Do lado de fora, o namorado, Luis Felipe, que também fez a prova, a aguardava. Ele foi o terceiro a sair da sala dele.

Os dois acharam o tema da Redação "inesperado", mas acreditam ter se saído bem. A reclamação do casal é em relação aos textos da prova. "Não teve nada que tenha sido impossível ou que eu seja incapaz de resolver. Minha reclamação é só a quantidade de textos, muita leitura cansa", disse Luana, que já havia feito a prova em 2018.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Enem traz questões sobre o papel da mulher da sociedade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!