MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Enel cria mais canais de comunicação para cliente informar problemas de falta de energia

Diante do alerta da Defesa Civil sobre a possibilidade de temporal e rajadas de vento que poderão chegar a 100 km/h até amanhã, 19, no Estado de São Paulo, a Enel divulgou medidas adicionais que serão incluídas no plano de ação operacional, deste fim de s

Renata Okumura (via Agência Estado)

·
Escrito por Renata Okumura (via Agência Estado)
Publicado em 18.11.2023, 16:11:00 Editado em 18.11.2023, 16:14:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Diante do alerta da Defesa Civil sobre a possibilidade de temporal e rajadas de vento que poderão chegar a 100 km/h até amanhã, 19, no Estado de São Paulo, a Enel divulgou medidas adicionais que serão incluídas no plano de ação operacional, deste fim de semana, para eventos climáticos nos 24 municípios da região metropolitana, incluindo a capital paulista, atendidos pela empresa. A distribuidora oferecerá aos cerca de 8 milhões de clientes da companhia um canal via mensagem (SMS) para celulares cadastrados em sua base. "O canal servirá como alerta sobre a aproximação de fortes chuvas e vai permitir que as pessoas registrem falta de luz por mensagem e também acessem o link direto do site da companhia", disse a Enel. A ventania também pode trazer novos transtornos no fornecimento de energia. Na semana retrasada, após temporal registrado no dia 3 de novembro, muitos paulistanos chegaram a ficar quase uma semana sem luz após uma tempestade atingir a capital. O problema de fornecimento se repetiu em alguns bairros a partir do temporal registrado na noite de quarta-feira, 15. A Enel foi criticada pela demora em restabelecer o serviço e as dificuldades em conseguir contato com a empresa. Sobre a possibilidade de clientes terem dificuldade para falar por telefone, a empresa orienta que utilizem os canais digitais para dar agilidade ao atendimento. "A empresa reforçou a estrutura em todos os canais de comunicação direta para ingresso das solicitações. O plano emergencial para este fim de semana também prevê o reforço e mobilização máxima e antecipada do número de técnicos em campo."

continua após publicidade
Como funciona o novo canal (SMS para o número 27373):

Os clientes que têm celulares atualizados no cadastro com a distribuidora receberão mensagem de alerta por SMS sobre a previsão de tempestades e com indicação de como registrar falta de luz. Para registrar falta de energia pelo SMS, basta enviar para o número 27373 a palavra LUZ e o número da instalação que consta na conta da Enel. O registro para pedido de atendimento ocorrerá automaticamente. O cliente recebe, em seguida, a confirmação do seu registro e o número de protocolo Além do SMS, a distribuidora orienta os consumidores a priorizar as solicitações de falta de luz pelo App Enel São Paulo ou site.

Durante a tempestade, permaneça em segurança:

Se encontrar em cabo partido, não se aproxime; Não encoste em objetos metálicos: como semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões e grades em uma enchente; Retire os equipamentos da tomada e deixe-os fora do alcance da água; Busque abrigo: em caso de ventos intensos, procure locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas; Evite áreas arborizadas: durante tempestades, há risco de queda de árvores.

continua após publicidade
Outros canais para falar com a Enel

O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626. Salve também a Elena nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela serve para ajudar a registrar falta de luz, pedir 2ª via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.

Ouvidoria da Enel São Paulo

Este é um canal de relacionamento para solucionar ou responder reclamações que a pessoa ainda não conseguiu resolver pelos outros canais de atendimento. Por telefone: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8 horas às 18 horas). Por carta: enviar em envelope fechado mencionando Ouvidoria para o endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17º andar, Vila Gertrudes, São Paulo-SP, CEP: 04794-00.

Pedidos de ressarcimento

Os consumidores que tiverem aparelhos eletrodomésticos danificados por causa da falta de energia elétrica em São Paulo, por exemplo, serão ressarcidos pela Enel, segundo a própria empresa. De acordo com a concessionária, o cliente pode realizar sua solicitação via aplicativo, site, contato com a Central de Relacionamento ou comparecer em uma loja da Enel. Aplicativo da Enel SP pode ser baixado pelos sistemas operacionais iOS (https://apple.co/2VpYh8q) ou Android (http://bit.ly/2VmOsIj); Agência Virtual no site; Central de Atendimento: 0800 72 72 120; Também presencialmente em qualquer loja de atendimento.

Quais são os requisitos para pedir o reembolso?

Ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência; Informar a data e o horário provável da ocorrência do dano; Relatar o problema apresentado; Descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como marca, modelo, ano de fabricação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Enel cria mais canais de comunicação para cliente informar problemas de falta de energia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!