MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Empresa privada divulga primeiras imagens transmitidas por sonda que irá pousar na Lua

A empresa privada Intuitive Machines transmitiu com sucesso para a Terra na sexta-feira, 16, as primeiras imagens da missão IM-1. A divulgação foi feita neste fim de semana. Chamado Odysseus, o módulo lunar Nova-C decolou em um foguete Falcon 9, da SpaceX

Redação (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação (via Agência Estado)
Publicado em 19.02.2024, 17:33:00 Editado em 19.02.2024, 17:38:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A empresa privada Intuitive Machines transmitiu com sucesso para a Terra na sexta-feira, 16, as primeiras imagens da missão IM-1. A divulgação foi feita neste fim de semana. Chamado Odysseus, o módulo lunar Nova-C decolou em um foguete Falcon 9, da SpaceX, da plataforma de lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), na Flórida, na quinta-feira passada, 15.

continua após publicidade

Ele transportava uma espaçonave desenvolvida pela Intuitive Machines. Nenhuma pessoa estava a bordo. O módulo de pouso Nova-C tem instrumentos para demonstrar tecnologias que aumentarão a eficiência, a precisão e a segurança do pouso de futuras espaçonaves, além de investigar a superfície da região polar sul da lua.

Conforme a companhia, as primeiras imagens foram captadas pouco depois da separação da espaçonave do segundo estágio do foguete Falcon 9, da Space X. Se for bem-sucedido, o pouso suave previsto para esta quinta-feira, 22, será o primeiro na Lua para os Estados Unidos desde a última das missões Apollo e o primeiro veículo comercial a tocar a superfície lunar.

continua após publicidade

A missão está sendo realizada de acordo com um contrato com a Nasa, que está pagando à Intuitive Machines US$ 118 milhões para levar várias de suas cargas úteis à superfície lunar e vê a missão como parte de sua campanha Artemis para levar astronautas de volta à Lua.

A tentativa de aterrissagem da Intuitive Machines segue a de outro empreendimento privado, a Astrobotic, que lançou sua espaçonave à Lua no mês passado, também sob contrato com a Nasa. Sua tentativa de pouso, no entanto, foi frustrada por um problema no sistema de propulsão da espaçonave que a impediu de chegar à Lua.

Confira as imagens aqui

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Empresa privada divulga primeiras imagens transmitidas por sonda que irá pousar na Lua"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!