MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Embaixada da China diz que avalia doações para ajudar hospitais de Manaus

A Embaixada da China no Brasil confirmou que avalia formas de colaborar com o enfrentamento da crise em Manaus, cujo sistema de saúde entrou em colapso com a explosão de casos de covid-19. O estoque de oxigênio se esgotou em diversos hospitais e pacientes

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.01.2021, 23:16:00 Editado em 15.01.2021, 23:23:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Embaixada da China no Brasil confirmou que avalia formas de colaborar com o enfrentamento da crise em Manaus, cujo sistema de saúde entrou em colapso com a explosão de casos de covid-19. O estoque de oxigênio se esgotou em diversos hospitais e pacientes morreram por asfixia, segundo relato de médicos.

continua após publicidade

Em entrevista ao Estadão/Broadcast, o ministro-conselheiro Qu Yuhui, número dois na Embaixada da China, disse que o país se solidariza com o Brasil e em particular com o povo amazonense. "Estamos avaliando de que forma podemos ajudar e contribuir para aliviar essa situação traumática", afirmou.

Mais cedo, o ministro-conselheiro se reuniu com o vice-líder do PL na Câmara, Marcelo Ramos (AM). Segundo o parlamentar, a China se dispôs a fazer uma doação financeira ao Amazonas, e os detalhes finais devem ser discutidos neste sábado, 16. "O povo do Amazonas receberá de bom grado qualquer doação. A vida do amazonense não tem ideologia", disse Ramos ao Broadcast Político.

continua após publicidade

Qu Yuhui disse que a distância entre Brasil e China impede o envio de cilindros de oxigênio, uma vez que a situação em Manaus é emergencial e precisa de soluções céleres. Ele destacou ainda que o transporte de oxigênio demanda aviões especiais e a logística no Amazonas é complexa, por isso ainda é preciso definir de que forma a ajuda poderá ser viabilizada.

"Espero que nos próximos dias possamos avançar por coisas concretas. Pode ser uma doação financeira ou outro tipo de ajuda. Primeiro vamos saber quais são os meios viáveis para o Amazonas e, depois, vamos mobilizar os setores público e privado da China para ver o que podemos fazer. Se cada um juntar seu esforço, poderemos contribuir", afirmou o ministro-conselheiro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Embaixada da China diz que avalia doações para ajudar hospitais de Manaus"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!