MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Em São Paulo, 46 shoppings devem reabrir hoje; entenda regras

Os shoppings centers estão autorizados a abrir nesta quinta-feira, 11, na cidade de São Paulo. Pelo menos 46 dos 53 centros comerciais devem retomar as atividades a partir das 16h, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.06.2020, 09:41:00 Editado em 11.06.2020, 09:47:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os shoppings centers estão autorizados a abrir nesta quinta-feira, 11, na cidade de São Paulo. Pelo menos 46 dos 53 centros comerciais devem retomar as atividades a partir das 16h, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Os demais devem voltar a operar na sexta.

continua após publicidade

A capital está na fase 2 do Plano São Paulo. Isso significa que a capacidade dos estabelecimentos deve ser limitada a 20% e os centros comerciais só podem funcionar durante 4 horas diariamente. Atividades que promovam aglomerações, como cinema e teatro, continuam proibidas. Já serviços essenciais, como mercados e farmácias não precisam respeitar o limite.

Os shoppings devem seguir as mesmas regras estabelecidas para o comércio de rua no que diz respeito a higiene, distanciamento social e outras medidas preventivas contra o coronavírus. Funcionários serão testados e haverá aferição da temperatura dos clientes. Entenda abaixo as regras previstas para o setor:

continua após publicidade

Horário de funcionamento

Os shoppings vão funcionar das 16h às 20h. Neste momento, a operação só é permitida durante quatro horas por dia. Há opção também que abram das 6h às 10h, mas quem optar por um horário terá de se manter fechado no outro.

A negociação feita pela Prefeitura determinava que os shoppings não poderiam abrir e fechar nos horários de pico do transporte público (das 7h às 10h e das 17h às 20h). O horário também não bate com o funcionamento do comércio de rua (das 11h às 15h).

continua após publicidade

Totalmente liberado

Supermercados, farmácias e laboratórios clínicos que ficam no interior dos shoppings não precisarão respeitar o limite de horas e operar o dia todo.

Ainda não pode

continua após publicidade

Cinema

Consumo na praça de alimentação, mas restaurantes podem operar no delivery

continua após publicidade

Salão de beleza e barbearia

Academia

Protocolo sanitário

continua após publicidade

O governo estadual elaborou vários protocolos sanitários. Veja as principais diretrizes para o comércio, que inclui varejistas e atacadistas, lojas e shoppings.

Distanciamento social

O fluxo de pessoas deve ser controlado já durante o acesso ao estabelecimento, sempre se limitando a 20% da capacidade. Não se deve fazer promoções ou eventos para atrair clientes.

continua após publicidade

É recomendado implantar corredores de fluxo unidirecional para coordenar a movimentação de clientes nas lojas.

Higiene pessoal

O shopping deve disponibilizar álcool gel 70% tanto para funcionários como para clientes, especialmente nas entradas e balcões de pagamento. Cestas e sacolas também devem ser higienizadas a cada uso.

Uso de máscara e outros equipamentos de proteção também é obrigatório.

Utilizar alarmes para convocar funcionários para a lavagem periódica das mãos, sempre tomando cuidado para não gerar aglomerações nos lavatórios

Aplicar comunicado de prevenção em escadas rolantes, elevadores, cancelas e onde houver fluxo de pessoas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Em São Paulo, 46 shoppings devem reabrir hoje; entenda regras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!