Em 22 de novembro, comemora-se o Dia do Músico - TNOnline
Mais lidas

    Cotidiano

    Santa Cecília

    Em 22 de novembro, comemora-se o Dia do Músico

    Escrito por Da Redação
    Publicado em 22.11.2020, 12:41:04 Editado em 22.11.2020, 12:48:03
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A data de 22 de novembro homenageia os artistas que fazem e interpretam melodias e encantam a humanidade com suas harmonias infindáveis de criatividade. O dia remete a Santa Cecília, padroeira dos músicos e muito conhecida dos católicos. 

    Cecília nasceu em Roma no século lll e participava das missas do Papa Urbano l. Ela era muito devota e ao ser prometida pelo pai a se casar com Valeriano - pagão, ela preferiu manter-se virgem e convenceu o marido a aceitar a condição depois de cantar para ele na noite de núpcias, o que teria convertido a ele e o irmão - Tibúrcio, ao cristianismo.

    Com isso Valeriano e Tibúrcio foram condenados a morte. Cecília por sua vez, recusava-se a renunciar sua fé e continuava cantando, até que acabou decapitada.

    A data de Santa Cecília é comemorada desde o século V, mas foi só em 1594 que ela foi nomeada oficialmente padroeira dos músicos pelo para Gregório Xlll.

    Mito

    O encanto da música sobre a humanidade passa também pela Mitologia Grega. Diz a lenda, que os deuses pediram a Zeus que criasse divindades para celebrar as vitórias contra os Titãs e que ele - Zeus, atendeu o clamor passando 9 noites de amor com Mnemosia - a deusa da memória. Da união, vieram as entidades aclamadas de 'Musas'. Daí, a origem da palavra - MÚSICA.

    Euterpe, uma das novas criações fez par com Apolo - deus do Sol e da música, para celebrar e louvar outros deuses por conseguinte. A imagem de Euterpe, é representada usando uma coroa de flores e uma flauta nas mãos.

    Da redação

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Em 22 de novembro, comemora-se o Dia do Músico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.