Em 10 anos, mundo será incapaz de lidar com resíduos plásticos
Ministra do desenvolvimento internacional da Noruega, Anne Beathe Tvinnereim, alertou sobre aumento de volume de poluentes no planeta
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O mundo será “incapaz de lidar” com o grande volume de resíduos plásticos daqui a uma década, a menos que os países concordem em reduzir a produção , alertou o copresidente de uma coalizão de países-chave antes das negociações decisivas para reduzir a poluição global por plástico.
- LEIA MAIS: Cidades do Paraná registram 'chuva preta'; entenda o fenômeno
O alerta foi feito pela ministra do desenvolvimento internacional da Noruega, Anne Beathe Tvinnereim, ao The Guardian, antes da última e decisiva rodada de negociações da ONU sobre o primeiro tratado global para acabar com o desperdício plástico, em Busan, Coreia do Sul.
Durante a entrevista, ela reconheceu a divisão que se desenvolveu entre os países produtores de plástico e outros. Ela representa mais de 60 nações de “alta ambição”, lideradas por Ruanda e Noruega, que querem que a poluição por plástico seja combatida ao longo de todo o seu ciclo de vida. Crucialmente, isso significa reprimir fortemente a produção.
Embora considere impossível um “tratado perfeito”, principalmente de países produtores de petróleo, ela esperava que um acordo pudesse ser alcançado e fortalecido ao longo do tempo.
“Precisamos de mais reciclagem e gestão de resíduos, é claro, mas se não reduzirmos a produção e o consumo, não seremos capazes de lidar com o volume de plástico no sistema daqui a 10 anos”, disse Tvinnereim.
Com informações de O Globo e The Guardian.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline