MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Eduardo Paes planeja criação de Força Municipal de Segurança armada no Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), reempossado nesta quarta-feira, 1º, planeja criar uma Força Municipal de Segurança da Cidade, além de promover a "refundação" da Guarda Municipal, segundo dois de 46 decretos publicados hoje no Diário Ofic

Alexandre Rocha (via Agência Estado)

·
Escrito por Alexandre Rocha (via Agência Estado)
Publicado em 01.01.2025, 18:03:00 Editado em 01.01.2025, 18:09:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), reempossado nesta quarta-feira, 1º, planeja criar uma Força Municipal de Segurança da Cidade, além de promover a "refundação" da Guarda Municipal, segundo dois de 46 decretos publicados hoje no Diário Oficial do Município que vão direcionar a administração carioca no início do quarto mandato do político à frente da cidade.

continua após publicidade

"Fica criado Grupo de Trabalho com o objetivo de empreender estudos, realizar análises e propor ações e projetos relacionados à criação da Força Municipal de Segurança da Cidade do Rio de Janeiro", diz o texto de decreto sobre o tema.

Em seu discurso de posse na Câmara dos Vereadores, Paes disse que a ideia é criar "uma força armada de atuação integrada e complementar às polícias". "Ainda que a possibilidade de atuação da Prefeitura no tema seja limitada, vamos buscar assumir mais responsabilidades com a missão de apoiar o Estado no combate ao crime e à violência", declarou.

continua após publicidade

Ao falar do tema, ele criticou o governo estadual. "É preciso que o governo do estado assuma a sua responsabilidade constitucional e atue com firmeza para reduzir os índices de criminalidade, que policie as ruas com mais eficiência e aja para impedir a expansão territorial do tráfico e da milícia", declarou.

Segundo Paes, a Força Municipal será "voltada para uma política de segurança de proximidade, prevenção e vigilância e distribuída em áreas de alta circulação". "Queremos trazer egressos do CPOR para compor seus quadros em parceria com o Ministério da Justiça. É uma iniciativa inédita que reflete nosso compromisso com a manutenção da lei e da ordem na cidade", afirmou.

Vigilância

continua após publicidade

Outro decreto cria o Programa de Refundação da Guarda Municipal, "com o objetivo de modernizar a instituição e torná-la mais eficiente e eficaz na prestação de serviços à população".

Paes afirmou ainda que será expandida a Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio à Segurança Pública (Civitas). Nesta seara, segundo decreto sobre o assunto, entre as medidas está prevista a ampliação "da capacidade de monitoramento da cidade".

Os decretos publicados hoje versam sobre diversos assuntos, incluindo a candidatura dos municípios do Rio e Niterói para sediar os Jogos Panamericanos de 2031 - a capital fluminense já recebeu o Pan em 2007 -, realização de eventos relacionados à presidência do Brasil no bloco Brics em 2025, a expansão do BRT na cidade e até a criação de um grupo de trabalho para avaliar o oferecimento de Semaglutida (Ozempic) na rede pública de saúde para tratamento de obesidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

Deixe seu comentário sobre: "Eduardo Paes planeja criação de Força Municipal de Segurança armada no Rio"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!