MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

'É possível encerrar fase aguda da pandemia neste ano', afirma OMS

É possível acabar com a fase aguda da pandemia de coronavírus neste ano, afirmou nesta segunda-feira, 24, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), embora atualmente a covid-19 provoque uma morte a cada 12 segundos no mundo. A pandemia está e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.01.2022, 13:42:00 Editado em 24.01.2022, 13:48:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

É possível acabar com a fase aguda da pandemia de coronavírus neste ano, afirmou nesta segunda-feira, 24, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), embora atualmente a covid-19 provoque uma morte a cada 12 segundos no mundo. A pandemia está entrando em uma "nova fase", e a rápida disseminação da variante Ômicron oferece uma "esperança plausível" para um retorno à normalidade nos próximos meses, disse a Organização Mundial da Saúde em comunicado. No último domingo, 23, o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, fez a mesma previsão para a região europeia.

continua após publicidade

"Podemos acabar com a covid-19 como emergência sanitária mundial este ano", o nível de alerta mais alto da OMS, declarou seu diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus. No entanto, o responsável alertou que é "perigoso supor que a Ômicron, variante muito transmissível, será a última", porque as condições são ideais no mundo para que outras variantes surjam, inclusive outras mais transmissíveis e virulentas.

Para acabar com a fase aguda da pandemia, os países não devem ficar de braços cruzados e são obrigados a lutar contra a desigualdade na vacinação, vigiar o vírus e suas variantes e aplicar restrições adaptadas, explicou o especialista, na abertura do comitê executivo da OMS, que se reúne toda semana em Genebra. Na África 85% da população recebeu só uma dose da vacina, destacou.

continua após publicidade

Distribuição de vacinas

Tedros Adhanom Ghebreyesus pede há semanas insistentemente aos Estados-membros que acelerem a distribuição de vacinas nos países pobres, com o objetivo de conseguir vacinar 70% da população de todos os países do mundo em meados de 2022.

Metade dos 194 Estados-membros da OMS não alcançaram o objetivo de chegar a 40% da população vacinada no final de 2021, segundo a instituição. Enquanto isso, o coronavírus continua fazendo vítimas. Na semana passada, uma pessoa morreu a cada 12 segundos no mundo devido à doença e a cada três segundos foram registrados 100 novos casos, segundo o diretor da OMS.

continua após publicidade

O surgimento da variante Ômicron em novembro disparou os casos. Desde então, foram contabilizados 80 milhões de novos contágios. Mas "até agora, a explosão de casos não foi acompanhada por um aumento das mortes, embora as mortes tenham aumentado em todas as regiões, sobretudo na África, a região com menos acesso às vacinas", segundo o responsável.

"É verdade que viveremos com a covid, mas aprender a viver com ela não deve significar que temos que deixar o caminho livre. Não deve significar que temos que aceitar que 50.000 pessoas morram toda semana devido a uma doença que podemos prevenir e nos recuperar", disse.

Esperança para a Europa

continua após publicidade

No domingo, o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, já havia considerado que poderia haver uma saída da pandemia de covid-19 na região. Em um comunicado publicado nesta segunda-feira, Kluge destacou que "a Ômicron está ultrapassando a Delta a uma velocidade sem precedentes na Europa. Menos de dois meses depois de ser encontrada na África do Sul, essa variante já representa 31,8% dos casos na região europeia, contra 15% na semana passada", acrescentou.

"A pandemia está longe de terminar, mas espero que possamos encerrar a fase de emergência em 2022 e abordar outras ameaças à saúde que exigem nossa atenção urgentemente", escreveu Kluge. "Os atrasos e as listas de espera aumentaram, os serviços essenciais de saúde foram interrompidos".

A região europeia da OMS abrange mais do que apenas a União Europeia. Inclui 53 países, cobrindo uma vasta região geográfica do Atlântico ao Pacífico.

Na França, que representa a maior taxa de incidência do continente, o passaporte de vacinação entrou em vigor nesta segunda-feira e é visto como um endurecimento das normas para as pessoas que não se vacinaram contra a covid, o que gerou forte polêmica no país.

Na China, o confinamento generalizado da cidade de Xi'an foi flexibilizado nesta segunda-feira, informaram as autoridades, que disseram também que detectaram 72 casos de covid-19 entre os participantes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. (Com agências internacionais).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "'É possível encerrar fase aguda da pandemia neste ano', afirma OMS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!