MAIS LIDAS
VER TODOS

Estudo

Dormir de boca aberta na infância traz riscos à saúde

As crianças correm um risco maior de desenvolver as mais variadas complicações, que vão desde cárie e mau hálito a alterações posturais e dificuldade de aprendizado na escola

Da Redação

·
Dormir de boca aberta na infância traz riscos à saúde
Icone Camera Foto por Ilustração/Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2022, 09:23:48 Editado em 06.05.2022, 09:23:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O costume de dormir de boca aberta se tornou algo muito comum entre as crianças, segundo estudos que foram divulgados nos últimos anos. Porém, o hábito pode trazer riscos à saúde dos pequenos.

continua após publicidade

Conforme médicos especialistas no assunto, essas crianças correm um risco maior de desenvolver as mais variadas complicações, que vão desde cárie e mau hálito a alterações posturais e dificuldade de aprendizado na escola.

Para piorar, esses efeitos deletérios não se limitam à infância: se a respiração pela boca durante a noite não é resolvida logo nos primeiros anos de vida, as repercussões negativas podem se prolongar por toda a vida.

continua após publicidade

A respiração pela boca pode apresentar quais riscos?

O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo. Quando a respiração é feita da forma correta, ou seja, pelo nariz, o ar, inicialmente, entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado.

Na contramão, quando a respiração acontece pela boca, o oxigênio não passa por esse tratamento especial antes de alcançar os pulmões.

continua após publicidade

Algo que já apresenta um problema, pois o ar que passa pela boca chega ao tórax cheio de impurezas, seco e numa temperatura inadequada.

Segundo o médico Alexandre Ordones, da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), o ato de respirar pela boca aumenta o risco de infecções virais ou bacterianas e resfriados repetitivos.

"O indivíduo também costuma sofrer mais com ardência, pigarros e muco preso no fundo da garganta", acrescenta.

continua após publicidade

A boca aberta durante o sono terá efeitos ainda mais profundos na própria formação do rosto daquele indivíduo.

"Os ossos da face não se desenvolvem adequadamente, o que altera a fisionomia. A criança pode ficar com bochechas caídas, olhos tristonhos, olheiras…", lista a otorrinolaringologista Saramira Bohadana, coordenadora do Programa Aerodigestivo do Sabará Hospital Infantil, em São Paulo.

continua após publicidade

"A própria arcada dentária também se altera. O osso maxilar [que dá suporte aos dentes superiores] fica muito fechado e projetado para a frente. Já a mandíbula não cresce como o esperado", detalha a especialista.

Para completar, essas mudanças no crânio alteram o restante do corpo. "O pescoço acaba retraído, com o queixo para dentro, o tórax se torna encurvado e a barriga fica proeminente", descreve Bohadana.

E, como se não bastassem todas essas alterações físicas, dormir de boca aberta também provoca consequências bem sérias no cérebro e no comportamento.

continua após publicidade

Apneia, notas ruins, irritação e xixi na cama

A criança que dorme de boca aberta frequentemente sofre com uma doença chamada apneia do sono.

Ela é caracterizada por interrupções na respiração durante o descanso noturno que, por sua vez, provocam pequenos despertares (muitas vezes, eles nem são percebidos conscientemente).

continua após publicidade

A questão é que esses microdespertares impedem que a pessoa chegue aos estágios mais profundos do sono, que estão relacionados à consolidação das memórias e do aprendizado.

Agora, imagina o efeito que isso vai ter num cérebro que ainda está em formação.

continua após publicidade

"Nós temos vários estudos mostrando que a criança que dorme de boca aberta tem um pior desempenho na escola", revela Ordones.

Uma revisão de pesquisas, feita em 2016 por cientistas da Universidade Federal do Sergipe, por exemplo, demonstrou que crianças que respiram pela boca apresentam com mais frequência dificuldades de aprendizado quando comparados àqueles que utilizam o nariz como fonte principal do sistema respiratório.

O otorrinolaringologista conta que a falta de um sono reparador também está relacionado à diminuição do foco e ao aumento da irritação nos primeiros anos de vida.

continua após publicidade

"Não raro, recebemos no consultório crianças que foram diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e até tomam remédios para controlar o quadro. Daí, quando resolvemos o problema da respiração pela boca, a irritação melhora e não há mais necessidade da medicação", relata.

Por fim, Ordones acrescenta outro fator à extensa lista de consequências: o xixi na cama.

"O hormônio que controla a urina é fabricado durante o sono profundo. Se a produção dele não é suficiente, a criança pequena molha o colchão e muitas vezes não consegue abandonar as fraldas", ensina.

continua após publicidade

As 'pedras' no caminho

De forma geral, a respiração pela boca acontece porque as vias aéreas estão fechadas. Como o oxigênio não transita narina adentro, o corpo usa, então, um trajeto alternativo para manter os pulmões funcionando.

continua após publicidade

Um dos principais "bloqueadores" do nariz é a rinite, em que há uma reação alérgica a substâncias comuns do ambiente, como poeira, ácaro e pelos de animais.

Quando a pessoa está em crise, a mucosa do nariz engrossa, como resultado de um processo inflamatório, e fica inchada. Para completar, a produção de muco — o popular catarro — termina de entupir os tubos por onde o oxigênio passaria. O muco é produzido numa tentativa do corpo de englobar e expulsar o "agente" causador da alergia.

Outra causa frequente do fechamento nasal (e da necessidade de respirar pela boca) é o crescimento de um tecido chamado adenoide.

continua após publicidade

"Essa carne esponjosa fica na parte de trás do nariz e faz parte do sistema de defesa do corpo. Quando exposta à poluição ou aos agentes infecciosos, ela aumenta de tamanho e obstrui a passagem do ar", diz Bohadana.

O inchaço de outras estruturas que ficam na face e no início da garganta, como as amígdalas ou os cornetos inferiores (aquelas "dobrinhas" que temos lá no fundo das narinas), também impede o trânsito do oxigênio nesta região.

Mas como pais e tutores podem suspeitar que a criança está dormindo de boca aberta?

"Na grande maioria das vezes, é possível ouvir um ruído, como o ronco ou uma respiração alta", aponta Ordones.

"Outros sinais comuns são o travesseiro úmido pelo excesso de saliva que sai da boca e um sono muito agitado, daqueles que a criança se debate, roda na cama e acorda de cabeça pra baixo", complementa o otorrino.

Antecipar o diagnóstico (e o tratamento) é fundamental

Independentemente de qual for a origem, os médicos insistem que descobrir o problema logo nos primeiros anos de vida traz benefícios para a vida toda.

"Se a gente faz intervenções antes dos quatro anos de idade, conseguimos reverter completamente a maioria das modificações ósseas e musculares", destaca Bohadana.

Que fique claro: o tratamento pode melhorar a saúde e a qualidade de vida em qualquer faixa etária, mas os efeitos benéficos serão bem maiores quando ele é feito ainda na primeira infância.

Ao perceber qualquer sinal de que a criança dorme de boca aberta, portanto, o primeiro passo é buscar um otorrino para uma avaliação inicial.

Fonte: BBC.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Dormir de boca aberta na infância traz riscos à saúde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!