MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Doria diz que não há alta de internações, mas se preocupa com possível nova onda

A gestão João Doria (PSDB) afirmou nesta quinta-feira, 12, que não há aumento de internações por covid- 19 em hospitais públicos ou privados de São Paulo. O governo, no entanto, demonstrou preocupação sobre uma possível nova onda de coronavírus.O Estadão

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.11.2020, 18:57:00 Editado em 12.11.2020, 19:03:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A gestão João Doria (PSDB) afirmou nesta quinta-feira, 12, que não há aumento de internações por covid- 19 em hospitais públicos ou privados de São Paulo. O governo, no entanto, demonstrou preocupação sobre uma possível nova onda de coronavírus.

continua após publicidade

O Estadão publicou que hospitais de elite na capital paulista voltaram a alta em atendimentos e internações pela doença no último mês. No Hospital Sírio-Libanês, por exemplo, o número havia recuado para 80 em outubro e agora voltou a registrar 120 casos, 50 deles na UTI, o que representa mesmo patamar de abril, fase mais aguda da pandemia. Outras unidades, como São Camilo, também relatam "ligeiro aumento". Os dados foram informados pelos próprios hospitais.

O coordenador executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, entretanto, disse que os dados gerais da rede pública e privada não mostrariam essa tendência de aumento. O governo tem acesso aos boletins, uma vez que os hospitais notificam os casos a órgãos reguladores.

continua após publicidade

"Essa informações de aumento de internações não se confirma nos indicadores que acompanhamos", disse Gabbardo. "Variações de um dia para o outro são comuns, acontecem. Agora, quando a gente faz análise de períodos maiores, média móvel de sete dias, não confirma esses dados. É definitivo? Não, continuaremos observando e monitorando."

Segundo dados compilados pelo governo, a última semana epidemiológica apresentou média diária de 932 internações. O índice está acima das 859 constatadas na semana anterior, embora a gestão Doria atribua o registro menor ao feriado de Finados, e abaixo do fim de outubro e início de novembro.

Considerando só a rede privada, a média teria sido de 228 internações na última semana -- número acima de 214 registrado na semana anterior e abaixo de 233 no fim de outubro, segundo dados do Centro de Contigência. Já em setembro, o índice oscilou entre 301 e 332 internações.

continua após publicidade

Para o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, a curva mostraria "decréscimo" do número de internações. "Esta foi a segunda melhor semana na série histórica", disse.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, afirmou que a taxa de internação, hoje, estaria em 28,8 para cada 100 mil habitantes. Já a ocupação de UTIs é de 41,2% no Estado e de 45% na Grande São Paulo.

"Nas últimas quatro semanas, a gente tem uma taxa de internação baixa com relação ao que nós tínhamos e queremos sempre continuar diminuindo", disse Patrícia. "Já chegamos a patamares acima de 40 internações por 100 mil habitantes, que é sempre o limite para endurecer as medidas restritivas do Plano São Paulo."

continua após publicidade

Na capital paulista, o ocupação de leitos de UTI estaria em 32%. "Lembrando que, aqui, nós já tivemos leitos especiais e referenciados da rede privada. Então, quando a gente falar em 32%, é sobre uma base bem menor comparado ao do início da pandemia", afirmou o prefeito Bruno Covas (PSDB).

De acordo com o secretaria municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, 65% dos 976 leitos de UTI para covid na rede privada na cidade estariam ocupados hoje. Em junho,os hospitais chegaram a somar 1.745 leitos. "Hospitais de referência registram pessoas internadas que são de outras cidade e Estados. É importante salientar esse aspecto", afirmou.

continua após publicidade

SP se preocupa com novo pico

Até o momento, o Estado de São Paulo registra 1.156.652 casos e 40.202 mortes por covid. Embora diagnóstico e óbitos pela infecção estejam em patamar inferior a de meses anteriores, o governo já se preocupa com possibilidade de novos picos da doença

"Nós não podemos descuidar das medidas de cautela, sob risco de termos em São Paulo e no Brasil uma nova onda da covid-19. E é tudo que não queremos", afirmou o governador João Doria. "Temos, sim, uma preocupação neste final de ano para evitar aglomerações, seja em praias, parques, calçadões, centro de esportes, festividades e até mesmo reuniões de família."

Para Gabbardo, São Paulo não poderia falar em "segunda onda de covid" porque em nenhum momento a pandemia foi considerada controlada. "O que pode ocorrer é, dentro desse processo, alguns picos", disse. "Caso haja necessidade de recomendações, aumento das restrições e distanciamento social vão ser estabelecidos de acordo com o Plano São Paulo. Não vamos inventar nada diferente."

O coordenador executivo do Centro de Contingência também demonstrou preocupação com possíveis aglomerações no próximo domingo, por conta da eleição municipal. O governo recomendou que o eleitor use máscara e leve álcool em gel e a própria caneta para o local. "80% da população vai participar, então estamos falando de uma mobilização de pessoas extremamente relevante."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Doria diz que não há alta de internações, mas se preocupa com possível nova onda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!