MAIS LIDAS
VER TODOS

Entenda

Dor no nervo ciático: o que é, sintomas e causas

Sofre com dor no nervo ciático? Então, você sabe o quanto isso incomoda e pode atrapalhar o dia a dia de quem está com o problema

Da Redação

·
A dor no nervo ciático afeta geralmente as costas, o glúteo e a perna de um dos lados do corpo.
Icone Camera Foto por Pixabay
A dor no nervo ciático afeta geralmente as costas, o glúteo e a perna de um dos lados do corpo.
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.03.2024, 11:47:03 Editado em 12.03.2024, 11:49:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A dor do nervo ciático é conhecida como uma das mais comuns, intensas e desagradáveis dores de todas. Ela prejudica a produtividade das pessoas afetadas, alterando a sua rotina e trazendo efeitos negativos até mesmo para executar as atividades mais comuns do dia-a-dia.

continua após publicidade

A dor no nervo ciático afeta geralmente as costas, o glúteo e a perna de um dos lados do corpo, podendo ser acompanhada por outros sintomas como sensação de formigamento e queimação. O ciático é o maior nervo do corpo humano, formado por diversas raízes nervosas que se expandem nas regiões do final da coluna vertebral, dos glúteos, do posterior, da coxa e do joelho.

Por seu tamanho e abrangência, o nervo ciático sofre devido aos inúmeros movimentos realizados repetidamente durante as atividades do cotidiano. A estrutura corporal é afetada de algumas formas, principalmente a coluna vertebral, que pode desenvolver lesões locais ou irradiais, causando a famosa dor no ciático.

continua após publicidade

O que é o nervo ciático

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união dos nervos menores que saem do final da coluna vertebral. Este nervo tem um trajeto que passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, onde se divide para formar dois outros nervos que percorrem as pernas até aos pés.

Principais sintomas

  1. Dor no fundo das costas que se espalha até ao glúteo ou uma das pernas;
  2. Dor nas costas que piora ao sentar;
  3. Sensação de choques, formigamento ou queimação no glúteo, ou perna;
  4. Dificuldade para andar com uma das pernas;
  5. Sensação de que a perna está pesada.

Em caso de suspeita de dor no nervo ciático é importante consultar um ortopedista, que pode indicar exames, como a radiografia da coluna ou tomografia computadorizada, para identificar a causa e indicar o tratamento mais apropriado.

Causas da dor no nervo ciático

Apesar de não ser uma doença em si, a dor no nervo ciático (ou, simplesmente, ciática) é um problema que pode se relacionar a diversas doenças.

continua após publicidade

As causas mais comuns para inflamação ou dano no nervo ciático – ocasionando a dor – são tumor na coluna, estenose da coluna lombar, lesões, hérnia de disco, traumas, anomalias congênitas, diabetes mellitus, bico de papagaio, lombalgia, infecções pelo vírus da herpes e osteoartrite.

Tratamento da dor no ciático

O tratamento para nervo ciático dolorido ou inflamado pode ser feito com uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios em forma de comprimidos, pomadas, uso de bolsas de calor e fisioterapia com exercícios específicos. As opções são:

  1. Remédios
  2. Massagem/ terapia;
  3. Exercícios
  4. Fisioterapia/ exercícios terapêuticos;
  5. Alimentação
  6. Tratamento alternativo
  7. Cirurgia na coluna

Este último tópico fica reservado somente para os casos mais graves, quando há hérnia de disco que não melhora com todos os tratamentos acima citados. Nesse caso, o cirurgião pode decidir infiltrar a coluna, retirar a hérnia de disco vertebral, trocar o disco por uma prótese, ou até fundir uma vértebra na outra.

Como prevenir a dor no ciático

  1. Fazer regularmente alongamentos, que estiquem os músculos das pernas e a coluna;
  2. Evitar o sedentarismo e praticar regularmente atividades, como: caminhada, pilates ou hidroginástica, que fortalecem e alongam os músculos;
  3. Tentar manter a postura das costas correta mesmo quando sentado;
  4. Estar no peso ideal; manter o abdômen sempre forte para proteger a coluna; não fumar.
 O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união dos nervos menores que saem do final da coluna vertebral.
Foto por Reprodução
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união dos nervos menores que saem do final da coluna vertebral.
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Dor no nervo ciático: o que é, sintomas e causas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!