MAIS LIDAS
VER TODOS

Tem esse problema?

Dor de garganta que não passa? Saiba o que pode ser e como tratar

Sentir dor de garganta às vezes pode ser comum. No entanto, quando a dor dura um longo período pode indicar uma condição oculta que requer atenção

Da Redação

·
Dor de garganta pode afetar a vida, como o sono, atividades físicas entre outros
Icone Camera Foto por Video Tribuna
Dor de garganta pode afetar a vida, como o sono, atividades físicas entre outros
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.11.2024, 10:56:21 Editado em 14.11.2024, 10:56:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sentir dor de garganta às vezes pode ser comum. O problema pode persistir por algum tempo e geralmente se resolve de forma independente. No entanto, quando a dor dura um longo período pode indicar uma condição oculta que requer atenção. Uma dor de garganta persistente pode resultar em dor, sensação de arranhão, rouquidão e queimação quando você engole. Logo, isso começa a afetar a vida, como o sono, atividades físicas e no bem-estar geral.

continua após publicidade

Várias condições podem desencadear uma dor de garganta persistente, portanto, é importante que você as entenda para obter o tratamento adequado. Confira nesta matéria quais são as principais causas para o problema e como tratá-lo.

Alergias - Você é particularmente suscetível a uma dor de garganta persistente se tiver alergias associadas a elementos que você respira, como pólen, poeira e mofo.

continua após publicidade

Fumo - Fumar tabaco ou outras substâncias pode causar irritação na garganta, além de piorar as condições respiratórias, como asma, bronquite e enfisema.

- LEIA MAIS: Gosta de cerveja? Confira fatos que poucos conhecem sobre a bebida

continua após publicidade

Gotejamento pós-nasal - O gotejamento pós-nasal faz com que o muco seja drenado dos seios nasais para a parte posterior da garganta, levando a uma garganta persistentemente crua, dolorida ou arranhada. Pode ser desencadeado por mudanças climáticas, alimentos picantes e alergias.

Refluxo ácido - Também conhecido como azia, o refluxo ácido ocorre quando o esfíncter esofágico inferior está enfraquecido e não consegue se fechar com firmeza. O conteúdo estomacal então flui para trás e para cima no esôfago. Às vezes, isso pode causar dor de garganta.

Respiração pela boca - Esse hábito, especialmente durante o sono, pode provocar inflamação e dor de garganta.

continua após publicidade

Amigdalite - Se você estiver sentindo dor de garganta prolongada e não consegue encontrar alívio, pode ter desenvolvido uma infecção como amigdalite.

Poluição - Se você mora em uma cidade grande, é possível desenvolver dor de garganta persistente, tosse e outros sintomas semelhantes aos da asma devido ao conjunto de poluentes transportados pelo ar.

continua após publicidade

Mononucleose - O vírus Epstein-Barr causa a mononucleose. Ela pode resultar em uma infecção de longa duração com sintomas semelhantes aos da gripe, inclusive dor de garganta.

Gonorreia - Você pode pensar em uma IST (Infecção S-xualmente Transmissível) como algo que afeta apenas os órgãos genitais, mas uma infecção por gonorreia na garganta pode ocorrer em decorrência de relação íntima oral sem proteção.

Infecções virais e bacterianas - Os vírus, como os responsáveis pelo resfriado comum ou pela gripe, são a causa mais comum de dor de garganta. Em geral, elas se resolvem sem tratamento.

continua após publicidade

Câncer de garganta - Juntamente com a dor de garganta persistente, o câncer de garganta pode causar muita tosse, dor ao engolir e sangue na saliva. No entanto, é importante ressaltar que essa é uma causa rara de dor de garganta persistente.

Quando procurar um médico - Se você tiver uma dor de garganta que dure mais de sete a dez dias, não deixe de marcar uma consulta com seu médico, especialmente se a dor for acompanhada de febre, dificuldade para engolir ou problemas respiratórios.

Sintomas - Os sintomas comuns incluem vermelhidão na parte posterior da boca, mau hálito, tosse leve e gânglios linfáticos inchados no pescoço.

continua após publicidade

Tratamento

O tratamento para dor persistente de garganta depende da causa que a originou. Confira quais são os tratamentos mais comuns dentro da medicina:

Infecções bacterianas - Para infecções bacterianas, as pessoas podem tomar antibióticos como penicilina ou amoxicilina.

continua após publicidade

Infecções virais - No caso de infecções virais, a maioria das dores de garganta não necessita de tratamento médico específico.

Alergias - Alérgicos têm a opção de evitar substâncias que podem desencadear reações alérgicas e provocar irritação na garganta, além de recorrer a anti-histamínicos e aerossóis nasais para aliviar os sintomas.

Refluxo ácido - Quando se trata de refluxo ácido, você pode fazer mudanças na dieta para evitar alimentos que desencadeiam o refluxo e fazer refeições menores. O médico pode prescrever medicamentos antiácidos para aliviar os sintomas.

continua após publicidade

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Fatores ambientais - Agentes ambientais, como poluentes e ar seco, podem causar dor de garganta. Minimizar a exposição, usar um umidificador, evitar fumaça ou odores fortes e garantir ventilação adequada em ambientes fechados pode ajudar a aliviar o desconforto.

Respiração pela boca - Pode ser necessária uma consulta com um especialista em ouvido, nariz e garganta para determinar se é necessária uma intervenção cirúrgica ou outras medidas corretivas.

continua após publicidade

Câncer de garganta - Cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia direcionada e imunoterapia são opções em potencial, dependendo do estágio do câncer e de outros fatores.

Remédios caseiros

Se você tiver uma dor de garganta persistente que não seja causada por uma infecção, é possível tratar os sintomas em casa. Veja algumas dicas sobre o que fazer para tratar o problema:

Gargarejo com água salgada - Misture uma colher de chá de sal em água morna e gargareje por cerca de 30 segundos antes de cuspir.

Nebulização - Inalar o vapor de uma tigela de água quente ou tomar um banho quente pode ajudar a aliviar a congestão e acalmar a garganta.

Mel - Adicione uma colher de chá de mel à água morna ou ao chá de ervas. Tome um gole dessa mistura para acalmar a garganta e aliviar o desconforto.

Líquidos mornos - Para ajudar a lubrificar a garganta e aliviar temporariamente o desconforto, é eficaz beber líquidos quentes, como chás de ervas e caldos.

Pastilhas ou sprays - Algumas pastilhas ou sprays para garganta disponíveis em farmácias e supermercados podem anestesiar e acalmar a região, oferecendo alívio temporário das sensações de queimação e dor.

Fontes:(Healthline) (Medical News Today) (Stars Insider)

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Dor de garganta que não passa? Saiba o que pode ser e como tratar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!