MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Diretor da Capes deixa chefia de Avaliação em meio à crise de órgão

Depois da debandada de mais de cem pesquisadores, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sofreu uma nova baixa - dessa vez, no alto escalão do órgão. O diretor de Avaliação da Capes, Flávio Anastácio de Oliveira Camargo, de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2021, 13:04:00 Editado em 15.12.2021, 13:11:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Depois da debandada de mais de cem pesquisadores, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sofreu uma nova baixa - dessa vez, no alto escalão do órgão. O diretor de Avaliação da Capes, Flávio Anastácio de Oliveira Camargo, deixou a fundação. A informação foi confirmada pela própria Capes, por meio de nota.

continua após publicidade

Com a demissão, aprofunda-se a crise na fundação responsável pelo fomento à pós-graduação no Brasil.

Camargo esteve à frente da Diretoria de Avaliação desde setembro de 2020. A área é responsável pelo processo de avaliação dos cursos de mestrado e doutorado, que entrou no centro de uma polêmica ainda sem solução. A informação foi antecipada pela Folha de S.Paulo.

continua após publicidade

Por meio de nota, a Capes manifestou "seu agradecimento pelo trabalho e pela dedicação de Flávio Camargo". Disse, ainda, que está reunida, na manhã desta quarta-feira, 15, com os demais diretores, para discussão do tema.

"Para a segurança da academia e a estabilidade de todo sistema, indicarei com muita cautela o nome de um ou uma grande cientista, a fim de que a academia se sinta muito segura na condução do processo de avaliação, que é meta inarredável da minha presidência", afirmou a presidente da Capes, Cláudia Queda de Toledo, em nota enviada pela fundação.

A presidente vem sendo criticada por pesquisadores que dizem não ver empenho de Cláudia para a retomada da avaliação dos cursos de pós e, por outro lado, corrida para autorizar novos cursos a distância - o que atenderia, principalmente, a iniciativa privada.

continua após publicidade

Na última segunda-feira, 13, diretores da Capes, incluindo Camargo, assinaram uma carta em que manifestavam "o reconhecimento do compromisso e do esforço empreendidos pela presidência".

Nesta carta, os diretores também afirmavam que "todas as diretorias, finalísticas e operacionais, se encontram em pleno funcionamento, alinhadas com os propósitos de atendimento ao interesse público, ao lado da presidente Cláudia Queda de Toledo". Dois dias depois, porém, o diretor de avaliação deixou o posto.

Avaliação está paralisada

continua após publicidade

A avaliação dos cursos de pós-graduação está paralisada. Em setembro, uma liminar na Justiça suspendeu os trabalhos de pesquisadores após uma ação do Ministério Público Federal (MPF) questionar a forma de aplicação dos critérios de avaliação. Cientistas convocados em mandatos de quatro anos para trabalhos na Capes reclamaram da demora para que a presidência recorresse da decisão.

Esse foi um dos motivos que levou às renúncias de dezenas de pesquisadores, nas áreas de Matemática, Engenharia, Física e Química. No início de dezembro, após as primeiras renúncias de pesquisadores, a Justiça autorizou a retomada dos trabalhos, mas manteve suspensa a divulgação dos resultados - o que, na prática, ainda inviabiliza a avaliação.

A Capes disse que determinou a substituição dos coordenadores de áreas da avaliação que renunciaram nos últimos dias e que dará continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Diretoria de Avaliação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Diretor da Capes deixa chefia de Avaliação em meio à crise de órgão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!