MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Dino: indígenas afetados por Belo Monte devem receber 100% do valor repassado à União

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os indígenas afetados pela construção da usina hidrelétrica Belo Monte, no Pará, devem receber 100% do valor repassado à União como participação dos resultados do empreendimento. A

Lavínia Kaucz (via Agência Estado)

·
Escrito por Lavínia Kaucz (via Agência Estado)
Publicado em 11.03.2025, 16:39:00 Editado em 11.03.2025, 16:46:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os indígenas afetados pela construção da usina hidrelétrica Belo Monte, no Pará, devem receber 100% do valor repassado à União como participação dos resultados do empreendimento. A decisão liminar tem efeitos imediatos, mas será submetida ao plenário para confirmação dos demais ministros.

continua após publicidade

Na decisão, Dino reconheceu omissão do Congresso por não regulamentar a participação dos povos indígenas nos resultados de atividades de mineração e uso de recursos hídricos em seus territórios, passados 37 anos da promulgação da Constituição que prevê esse direito aos povos originários.

A autorização para o repasse vale até o Congresso legislar sobre o tema. O ministro deu 24 meses para o Congresso fazer essa regulamentação.

continua após publicidade

"Visto que as terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas, em regime de posse permanente e usufruto exclusivo, são de propriedade da União, 100% do valor repassado à União, na forma do art. 17, ? 1º, I da Lei nº 9648/20, a título de Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH) deve ser repassado aos indígenas, como participação nos resultados do empreendimento", afirmou o ministro na decisão.

O porcentual de 100%, de acordo com Dino, é o "patamar mínimo para o fim de estabelecimento da participação dos indígenas nos resultados". Ele afirmou que os povos indígenas, União, Estados e Municípios e a Norte Energia, empresa responsável por Belo Monte, podem firmar acordo para pagamento em valor superior.

Ao fundamentar sua decisão, Dino citou a pressão sobre os recursos naturais, as consequências da obra para o modo de vida dos indígenas e o aumento da violência na região após a construção da usina. "Rememoro que, a despeito da Usina Hidrelétrica de Belo Monte encontrar-se em operação desde novembro de 2015, seus impactos sobre as populações indígenas da região não foram amenizados com o passar do tempo, havendo, ao contrário, agravamento da situação, especialmente no que diz respeito à pressão sobre os recursos naturais e suas consequências no modo de viver indígena", afirmou.

continua após publicidade

Para Dino, sem a regulamentação do modo de participação dos indígenas nos resultados da usina, a situação das populações da região tende "a agravar-se continuamente em virtude da operação do empreendimento, sem qualquer contraprestação pelos impactos sanitários, sociais e ambientais decorrentes de seu funcionamento".

Uso dos recursos

Ele ainda determinou que, como a posse dos valores referentes à participação dos resultados é coletiva, "é necessário um regime de utilização de recursos pautado na deliberação coletiva e com ampla transparência, inclusive nas prestações de contas com dados abertos na internet, a fim de que não gere distorções e disputas individuais".

continua após publicidade

Ele também ressaltou que o valor a ser repassado aos indígenas deve ser aplicado em favor das comunidades diretamente afetadas, devidamente identificadas pelo governo, e mediante as seguintes possibilidades de uso: incremento especial do Bolsa-Família, projetos de produção sustentável que gerem benefícios diretos para toda a coletividade, melhoria da infraestrutura educacional e sanitária nos territórios indígenas, segurança dos territórios e projetos de reflorestamento.

Além disso, a decisão estabelece que um porcentual dos recursos será destinado a um fundo exclusivo para a demarcação de terras indígenas. "Enquanto não houver tal marco regulatório, os recursos serão repassados integralmente aos povos indígenas diretamente atingidos pelo empreendimento".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Dino: indígenas afetados por Belo Monte devem receber 100% do valor repassado à União"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!