MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Diante das evidências, testes com hidroxicloroquina foram interrompidos, diz OMS

O comando da Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira, 17, a interrupção do braço de seu estudo que utiliza a hidroxicloroquina em pacientes graves da covid-19. A decisão é anunciada após nesta semana o Reino Unido informar que faria

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.06.2020, 13:51:00 Editado em 17.06.2020, 13:56:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O comando da Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira, 17, a interrupção do braço de seu estudo que utiliza a hidroxicloroquina em pacientes graves da covid-19. A decisão é anunciada após nesta semana o Reino Unido informar que faria o mesmo, por não ver resultado positivo no medicamento, e também depois que a agência de controle de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) revogou a autorização para o uso emergencial da cloroquina e da hidroxicloroquina para pacientes com o novo coronavírus.

continua após publicidade

A OMS havia chegado a interromper seus estudos com hidroxicloroquina anteriormente, mas voltou a realizá-los por mais alguns dias.

Agora, a entidade diz que fez uma revisão sistemática da evidência disponível, reviu os resultados específicos de seu próprio estudo e informou que, diante das evidências disponíveis, houve a decisão de interromper os testes com a hidroxicloroquina.

continua após publicidade

O anúncio da mudança foi feito por Ana Maria Henao Restrepo, líder de equipe para Implementação de Pesquisas da OMS, e causou várias dúvidas na entrevista coletiva. Em três momentos diferentes, o comando da entidade foi questionado sobre o que de fato estava sendo dito.

Em suas respostas, Henao Restrepo esclareceu que "aparentemente, não houve benefício no uso da hidroxicloroquina" no ensaio clínico Solidariedade, da OMS, como já havia sido registrado no estudo britânico.

O medicamento tampouco levou a uma redução nas hospitalizações nem na mortalidade pela covid-19, explicou.

continua após publicidade

A autoridade médica disse ainda, porém, que a atualização anunciada nesta quarta-feira "não representa uma recomendação política da OMS", já que esse tipo de diretriz passa por outros canais na entidade.

Henao Restrepo afirmou ainda que a decisão das autoridades médicas envolvidas no ensaio clínico Solidariedade se resume ao próprio estudo, sem entrar no mérito, por exemplo, de supostos benefícios no uso profilático da hidroxicloroquina em pacientes expostos à covid-19.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Diante das evidências, testes com hidroxicloroquina foram interrompidos, diz OMS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!