MAIS LIDAS
VER TODOS

Proteção

Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que foram registrados de janeiro a abril desse ano 523 denúncias no Paraná de violência contra a pessoa idosa por meio do canal Disque Denúncia 181. Um aumento de 32,4% se comparado com o mesmo período

Da Redação

·
Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.06.2020, 10:29:48 Editado em 15.06.2020, 10:29:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que foram registrados de janeiro a abril desse ano 523 denúncias no Paraná de violência contra a pessoa idosa por meio do canal Disque Denúncia 181.

continua após publicidade

Um aumento de 32,4% se comparado com o mesmo período do ano passado quando foram registradas 395 denúncias.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) na Assembleia Legislativa do Paraná, lembra que a violência contra o idoso não se resume às agressões físicas.

continua após publicidade

“A violência contra o idoso pode ocorrer de várias formas. Os tipos mais comuns incluem a física (que é a mais visível), psicológica (humilhação), financeira (quando alguém tenta usufruir ilegalmente dos bens da pessoa idosa), abandono e a negligência. É importante reconhecer e discutir o tema para entender como evitar”, lembra o deputado Cobra Repórter.

O deputado alerta que, caso alguém note algo suspeito na vizinhança, Disque 181. No site da Criai (www.criaiparana.org.br), também é possível fazer uma denúncia clicando no “botão” que fica na página principal! “Discriminar ou maltratar uma pessoa idosa pode gerar desde multa até prisão.

A pena pode ser aumentada se houver agressão física ou caso o agressor seja responsável pelo idoso”, ressalta o presidente da Criai.

continua após publicidade

Vale lembrar ainda que o deputado Cobra Repórter apresentou o projeto de lei 540/2019, ainda em tramitação na Assembleia, para incluir no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná, o “Junho Violeta”: mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa.

Nesta segunda-feira (15), ele protocolou um requerimento solicitando regime de urgência para a tramitação do projeto.

O deputado ressalta que o “Junho Violeta” tem como objetivos: garantir dignidade, respeito e direitos da pessoa idosa; reprimir e combater a violência contra os idosos; desenvolver ações de mobilização, sensibilização, instrução, prevenção e conscientização da população, contra todos os tipos de violência às pessoas idosas; contribuir para melhoria dos indicadores relativos à violência contra a pessoa idosa.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!