Os avós têm um papel importante no desenvolvimento da criança, especialmente pelos vínculos afetivos construídos na relação e pelas memórias criadas no contato familiar. "Os avós podem desempenhar um papel muito significativo no crescimento e na formação das crianças, através de uma visão mais ponderada sobre a vida e pela segurança que são capazes de transmitir, trazendo maior estabilidade emocional para os pequenos” diz a psicóloga e consultora da Philips Avent, Rafa Magarinos.
📰- LEIA MAIS: Empresa americana anuncia investimento milionário em Apucarana
A convivência com pessoas mais experientes também pode ser saudável para o aprendizado das crianças, que conseguem absorver conhecimentos e ainda criar identificação com a própria história.
“A relação entre eles faz com que os pequenos conheçam um pouco mais sobre o passado e seu histórico familiar, compreendendo melhor sobre a sua origem e história de vida. Crianças amam ouvir histórias e elas trazem mais conexão para a relação.”, explica a especialista.
E para fortalecer o relacionamento, é só soltar a criatividade e planejar diferentes maneiras de usufruir de um tempo de qualidade entre netos e avós. “Desde uma ida ao supermercado juntos até uma viagem, passando por brincadeiras que fizeram parte da infância dos avós e dos pais das crianças, explorar momentos perto da natureza e atividades na cozinha da vovó, há diversas possibilidades para que essa relação se estreite cada dia mais.”, orienta Rafa Magarinos.
Segundo dados de pesquisas realizadas no Brasil por Philips Avent, marca número 1 em recomendação das mães e uma das pioneiras em puericultura no mundo, 93% das mães acreditam ser a principal fonte de cuidado para seus bebês e 2 em cada 3 mães têm menos de 1 hora livre por dia. Diante desta rotina sobrecarregada, contar com a presença dos avós no dia a dia dos pequenos traz também benefícios para os pais, que podem desfrutar de mais momentos de bem-estar e autocuidado.
📲Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Como surgiu a data?
A data foi escolhida por ser dia de Santa Ana e São Joaquim, respectivamente mãe e pai de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo, segundo a tradição católica, a figura é fundamental na estruturação de uma família, seja quais forem os problemas ou as felicidades que ela venha partilhar. Sabemos que, por vezes, os avós é que desempenham o papel de pais de seus netos; ou ainda são os avós que precisam dos cuidados dos netos em ocasiões em que são afetados por enfermidades ou algo semelhante.
Além disso, a figura dos avós revela aos jovens o seu próprio futuro, isto é, dá-lhes a imagem do que um dia serão. Nessa imagem deve ser vista a finalidade das ações que desempenhamos ao longo de nossa vida; devem também ser pesadas as medidas dessas ações. O ser idoso, em grande parte, é fonte de inspiração e de sabedoria. O dia dedicado aos avós constitui uma oportunidade para meditar sobre isso, sobre o futuro que a todos aguarda e sobre que caminhos traçaremos em nossa vida.
Deixe seu comentário sobre: "Dia dos avós: data especial é comemorada nesta sexta-feira (26)"