MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Dia dos Avós: conheça a origem da data comemorativa

Costuma-se dizer que os avós são pais com açúcar. No imaginário popular, estão materializados em figuras idosas e benevolentes, que dão brilho às memórias da infância. Eles desempenham um papel importante no desenvolvimento emocional infantil e são celebr

Raisa Toledo, Especial para o Estadão (via Agência Estado)

·
Escrito por Raisa Toledo, Especial para o Estadão (via Agência Estado)
Publicado em 26.07.2022, 12:34:00 Editado em 26.07.2022, 12:37:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Costuma-se dizer que os avós são pais com açúcar. No imaginário popular, estão materializados em figuras idosas e benevolentes, que dão brilho às memórias da infância. Eles desempenham um papel importante no desenvolvimento emocional infantil e são celebrados nesta terça-feira, 26 de julho, Dia dos Avós.

continua após publicidade

A data foi escolhida por marcar também o dia de Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus Cristo. O casal era estéril, o que era considerado um castigo de Deus e motivo para exclusão de certas atividades religiosas. Segundo a Bíblia, Joaquim recolheu-se para jejuar no deserto por 40 dias e 40 noites, quando recebeu de um anjo a notícia que Ana daria à luz uma menina, a quem deram o nome de Maria.

Curiosidades sobre o Dia dos Avós

continua após publicidade

Acredita-se que Santa Ana influenciou a educação de Jesus e, por isso, além de padroeira dos avós e invocada por quem não consegue ter filhos, é também padroeira da educação. Sua festa foi instituída no dia 26 de julho pelo papa Gregório XIII, em 1584. Na década de 1960, o papa João Paulo VI incluiu a celebração a São Joaquim, criando o dia dos pais de Maria Santíssima que viria a se tornar o Dia dos Avós.

O 26 de julho é também celebrado pelas tradições religiosas afro-brasileiras como o dia de Nanã Buruquê, orixá da sabedoria, das águas paradas e regente do portal entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Nanã também é considerada uma avó e, na umbanda, é sincretizada com Santa Ana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Dia dos Avós: conheça a origem da data comemorativa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!