MAIS LIDAS
VER TODOS

Comemoração

Dia do Pão: 10 variedades do alimento que você precisa conhecer

Nesta sexta (16) é comemorado o Dia Mundial do Pão, que possivelmente é um dos alimentos mais consumidos pelo mundo a fora. A receita básica de qualquer pão é muito simples: basta unir farinha de grãos ou cereais, água e fermento. Com esses 3 ingredientes

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.10.2020, 09:42:07 Editado em 16.10.2020, 09:42:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta sexta (16) é comemorado o Dia Mundial do Pão, que possivelmente é um dos alimentos mais consumidos pelo mundo a fora. A receita básica de qualquer pão é muito simples: basta unir farinha de grãos ou cereais, água e fermento. Com esses 3 ingredientes, é possível elaborar uma infinidade de massas.

continua após publicidade

Para celebrar a data, selecionamos alguns tipos de pães que você precisa conhecer:

1. Pão de centeio

continua após publicidade

A massa de pão, fermentada naturalmente ou não, pode ser enriquecida com os mais diversos insumos, como sementes, cereais e grãos. Uma das farinhas mais utilizadas para fazer pães é a de centeio.

O centeio é rico em fibras e minerais e é um aliado ao sistema imunológico. É também pobre em glúten e de digestão mais fácil do que o trigo, por exemplo. Em geral, o pão de centeio é salgado. Algumas receitas levam açúcar ou mel para auxiliar na fermentação do pão.

2. Marraqueta

continua após publicidade

Marraqueta é um dos tipos de pães mais populares no Chile. Elaborado com água, farinha de trigo refinada, fermento e, naturalmente, sal; é um pão de massa mais compacta e menor umidade.

No entanto, ele é assado com um formato único. Quatro partes de massa são unidas em uma peça, que pode ser repartida facilmente com as mãos.

3. Hallula

continua após publicidade

Também muito popular no Chile, o hallula é um pão de textura mais lisa. O padeiro molda a massa em formato de um disco achatado e a superfície do pão costuma ser furada com um palito de dentes ou garfo antes de ir ao forno.

O hallula leva leite e manteiga em sua receita e, se quiser, o padeiro pode pincelar o pão com gemas de ovo para que ele fique mais dourado.

continua após publicidade

4. Tipos de pães com sementes

Elaborados com 7, 9 e até 12 tipos de grãos diferentes, esses pães são ricos em fibras. O preparo é simples: basta adicionar sementes a uma base de pão simples. Escolha os cereais, sementes e grãos de acordo com os benefícios nutricionais:

aveia — cereal que contém vitaminas, proteínas e fibras. Pode ser utilizada nas formas de flocos, farinha ou farelo. Sua digestão é mais lenta e é ideal para quem precisa baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol;linhaça — o grão, encontrado inteiro ou moído, proporciona a sensação de saciedade e auxilia no metabolismo, além de promover a produção de colágeno;chia — esse insumo combate o colesterol ruim e previne o diabetes. É rico em fibras, ômega 3 e 6.5. Pão alentejano

continua após publicidade

Originário da região do Alentejo, esse é um dos mais deliciosos pães portugueses.

Ele é preparado com farinha de trigo e massa lêveda e deve ser assado em forno a lenha. A utilização de sêmola de trigo é opcional e garante ao pão uma textura mais firme.

6. Pão preto

continua após publicidade

O pão preto é uma alternativa aos pães preparados com farinha refinada. Normalmente, ele é feito com sementes de abóbora, girassol, linhaça, gergelim e farinha de centeio e/ou de trigo. É um pão levemente adocicado — alguns dos ingredientes utilizados em seu preparo são cacau, açúcar mascavo e mel. Por isso, os diabéticos devem ficar atentos e consumir o pão preto com moderação.

7. Pão australiano

continua após publicidade

Este pão é uma variação do pão preto e caiu nas graças dos paladares brasileiros recentemente. Ele é ainda mais doce que o pão preto, podendo levar melado na receita. Apresenta uma crosta macia e um interior denso. É polvilhado com fubá ou farinha de milho.

8. Ciabatta

Sua origem exata é desconhecida, mas acredita-se que esse pão foi popularizado por monges franciscanos, na Itália, há cerca de 800 anos.

continua após publicidade

Uma de suas caraterísticas mais marcantes é a utilização do método indireto de fermentação, em que as leveduras são adicionadas na massa, sem que o fermento seja “alimentado” previamente.

A massa da ciabatta é mole e, depois de assada, o pão possui crosta fina e miolo úmido. É feita, geralmente, com farinha de trigo.

9. Focaccia

Como a ciabatta, a focaccia é um pão rústico elaborado com trigo. Pode ser moldada em círculos ou em retângulos achatados, com no máximo 2 cm de espessura.

Trata-se de um dos tipos de pães mais macios e sua textura lembra a massa de pizza. A receita original aromatiza a focaccia com azeite, ramos de alecrim fresco e sal grosso. Contudo, é possível utilizar a massa como base para recheios de queijo, tomates, cebola e outras ervas aromáticas.

10. Brioche

Um dos tipos de pães mais famosos da França, o brioche é doce e leva manteiga, leite e gemas na receita original. É comumente moldado com duas bolas de massa, sendo que a maior serve de base para a menor. É normalmente consumido no café da manhã e pode ser preparado com frutas ou gotas de chocolate incorporadas à massa.

Ricos, macios, crocantes e saborosos. Os pães são fonte de energia, de nutrientes e de prazer à mesa. No entanto, é preciso consumir o alimento com moderação. Uma dica é optar por receitas mais saudáveis e nutritivas. Praticamente todos os pães podem ser preparados com o grão integral.

Fonte: Prática.


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Dia do Pão: 10 variedades do alimento que você precisa conhecer"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!