MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Dia D contra a dengue: Prefeitura de SP testa drone para combater focos do Aedes aegypti

A Prefeitura de São Paulo apresentou neste sábado, 3, um protótipo de um drone agrícola adaptado para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. O equipamento foi exposto durante uma agenda do Dia D de Combate à Dengue, com a expectativa de compr

Priscila Mengue (via Agência Estado)

·
Escrito por Priscila Mengue (via Agência Estado)
Publicado em 03.02.2024, 14:06:00 Editado em 03.02.2024, 14:10:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de São Paulo apresentou neste sábado, 3, um protótipo de um drone agrícola adaptado para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. O equipamento foi exposto durante uma agenda do Dia D de Combate à Dengue, com a expectativa de compra de ao mais cinco unidades nas próximas semanas. Valores, quantia e prazos não foram definidos, com a licitação ainda em elaboração.

continua após publicidade

Esse tipo de tecnologia já foi testada na cidade em 2016, porém voltada à identificação de possíveis criadouros. No caso atual, o município está utilizando o equipamento para aplicar diretamente o larvicida em locais a que não têm acesso. O Estado de São Paulo teve uma alta de 26,7% nos casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado.

"Existem muitos imóveis que às vezes estão fechados e, para a Vigilância Sanitária adentrar, tem toda uma burocracia e precisa ter todo um cuidado para manter aquele patrimônio preservado. Isso demanda muito tempo e energia", justificou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante agenda pública do Dia D.

continua após publicidade

O protótipo foi utilizado em alguns dos bairros com mais casos de dengue na cidade, como Itaquera, na zona leste, e Vila Jaguara, na oeste. "A utilização de um drone específico, capaz de fazer a aplicação do larvicida, vai agilizar bastante. Identificando o local onde existe um criadouro, a gente sobe o drone e faz a aplicação do larvicida, para ter o controle", explicou Nunes.

A Prefeitura pretende manter ao menos um drone para cada uma das seis Coordenadorias Regionais de Saúde, porém a quantia definitiva ainda está em estudo. "É um teste. Nas próximas semanas será concluída a fase de pesquisa e a cidade passará a ter um maior número de drones", apontou Luiz Artur Vieira Caldeira, coordenador de Vigilância em Saúde.

O custo estimado ainda não foi informado. "Como se trata de uma licitação, vamos abrir para várias empresas e a que der o melhor preço é a que vai participar", afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

continua após publicidade

A Prefeitura também diz ter dobrado de 30 para 60 o número de veículos utilizados em pulverização e aumentado, de 2 mil para 12 mil, o número de agentes de fiscalização.

Neste Dia D, todos os postos de saúde estão abertos, das 8h às 17h, com a realização de testes rápidos de dengue. A testagem também estará disponível durante a semana, com o resultado estimado em cerca de 15 minutos. Além disso, o mutirão envolve ações de controle nas residências, com a identificação de pontos com água parada e a aplicação de larvicidas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Dia D contra a dengue: Prefeitura de SP testa drone para combater focos do Aedes aegypti"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!