MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

DF muda forma de divulgar dados após recorde de mortos pela covid-19

Após registrar números recordes de mortes pela covid-19, o governo do Distrito Federal decidiu alterar a forma de divulgar boletins sobre o novo coronavírus. A partir desta quinta-feira, 20, serão apresentados dados detalhados apenas de óbitos que ocorrer

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.08.2020, 16:53:00 Editado em 21.08.2020, 09:49:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após registrar números recordes de mortes pela covid-19, o governo do Distrito Federal decidiu alterar a forma de divulgar boletins sobre o novo coronavírus. A partir desta quinta-feira, 20, serão apresentados dados detalhados apenas de óbitos que ocorreram no dia. O objetivo é deixar de somar vítimas de outras datas, mas que só tiveram a confirmação da causa da morte nas últimas 24 horas.

continua após publicidade

A medida foi anunciada pelo secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, na quarta-feira. Ele afirmou que a população estava "desassossegada" com os números atuais. Nesta quarta-feira, por exemplo, o governo local confirmou 51 mortes, sendo oito ocorridas nas últimas 24 horas.

"Vamos fugir dessa metodologia que o País inteiro está usando, porque não está funcionando", disse Araújo em entrevista à imprensa. A decisão do Distrito Federal ocorre dias após o recorde de 66 mortes confirmadas em 24 horas, registrado na segunda-feira, 17.

continua após publicidade

O secretário afirma que as mortes mais antigas serão somadas a tabelas que mostram o total de vítimas durante a pandemia.

Com a mudança, o Distrito Federal coloca em prática um desejo o presidente Jair Bolsonaro e do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, que foi barrado por pressão do Congresso e uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

O governo federal tentou, no começo de junho, mudar a forma de divulgar dados. A ideia era a mesma do Distrito Federal: retirar do foco a soma de mortes do dia com aquelas de datas passadas.

continua após publicidade

Além de atrasar a divulgação dos boletins, o ministério chegou a retirar do ar o painel de informações sobre a covid-19. Em 5 de junho, Bolsonaro comemorou: "Acabou matéria no Jornal Nacional."

O número de mortes do dia com a covid-19 como causa confirmada também é pouco fiel ao cenário da doença, pois há vítimas que levam até semanas para receber o diagnóstico correto. O ministério, por exemplo, somou 1.212 mortes às estatísticas na quarta-feira, 19, sendo apenas 279 de vítimas do dia. Porém, há outros 3.173 óbitos em investigação.

Após as reações negativas, o governo Bolsonaro recuou e voltou a apresentar os dados agregados. Como resposta à tentativa de restringir dados, consórcio formado pelo jornal O Estado de S. Paulo, O Globo, Extra, G1, Folha de S.Pauloe UOL passaram a divulgar diariamente boletim próprio sobre a covid-19, em trabalho conjunto.

continua após publicidade

Em 29 de junho, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), disse ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) que abriria bares, restaurantes, escolas e outras atividades, "sem restrições", até o começo de agosto.

Na mesma entrevista, que antecedeu a retomada de atividades em pleno avanço da doença, o governador minimizou o impacto sobre os serviços de saúde: "Vai lotar nada. Vai ser tratado como uma gripe, como isso deveria ter sido tratado desde o início."

À época havia 47.701 casos e 559 mortos pela doença. Segundo boletim da quarta do ministério, há 141.762 casos acumulados e 2.148 mortos.

O ministério mostrou, na quarta-feira, que o Distrito Federal está entre as 9 unidades da federação com aumento de mortos registrados na semana que se encerrou em 15 de agosto sobre a anterior. Para evitar avanço ainda maior da doença, Ibaneis decidiu recuar da reabertura de escolas públicas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "DF muda forma de divulgar dados após recorde de mortos pela covid-19"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!