Cotidiano

Determinação bloqueia o aplicativo Telegram em todo Brasil

Ficou determinado que haverá uma multa de R$ 100 mil para as empresas que não bloquearem o Telegram no país

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Determinação bloqueia o aplicativo Telegram em todo Brasil
fonte: TSE

Nesta sexta-feira (18), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio do aplicativo Telegram, em todo o território brasileiro.

continua após publicidade

Para isso, o ministro decidiu que plataformas digitais e provedores de internet suspendam o aplicativo no país. Ficou determinado, ainda, que haverá uma multa de R$ 100 mil, caso as empresas não bloqueiem o Telegram no Brasil.

Moraes atendeu ao pedido da Polícia Federal (PF). A corporação afirmou e assegurou que o aplicativo é "notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais".

continua após publicidade

O Telegram havia bloqueado no dia 26 de fevereiro, em medida excepcional, o canal do extremista bolsonarista Allan dos Santos. A rede afirmou que o canal que tinha 128 mil seguidores, "violou as leis locais". No entanto, o blogueiro conseguiu burlar o bloqueio e criou um canal reserva.

O Telegram usado no sistema iOS foi lançado em 14 de agosto de 2013. A versão alfa do Telegram para Android foi lançada oficialmente em 20 de outubro de 2013. Apesar de ter origem na Rússia, a sede do aplicativo fica nos Emirados Árabes.

As informações foram confirmadas pelo Metrópoles e, até às 15h40 desta sexta (18), o Telegram ainda poderia ser associado.

continua após publicidade


Fonte: Informações do Metrópoles.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News