MAIS LIDAS
VER TODOS

EMOCIONANTE

Detento envia carta para escritora e viraliza: "Sonho em escrever"

O homem emocionou a internet após a autora indígena publicar nas redes sociais a carta que recebeu da penitenciária de Tremembé (SP)

Da Redação

·
A carta foi escrita um dia antes de o homem prestar o vestibular
Icone Camera Foto por Reprodução/Redes Sociais
A carta foi escrita um dia antes de o homem prestar o vestibular
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2023, 10:39:20 Editado em 10.02.2023, 10:39:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um detento da Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, enviou uma carta para uma escritora com ascendência indígena elogiando o livro escrito por ela e contando sobre o sonho que tem em também ser escritor. A história, postada pelo g1, emocionou os internautas.

continua após publicidade

A escritora Monique Malcher, que venceu o prêmio Jabuti em 2021 com o livro "Flor de Gume", compartilhou a carta nas redes sociais e a publicação alcançou mais de 650 mil visualizações no Twitter. Leia na íntegra, no final da matéria.

LEIA MAIS: Estudante internado ganha colação de grau em hospital; assista

continua após publicidade

A obra trata sobre temas como alienação parental, violência doméstica e abuso sexual, e o detento a leu após a penitenciária ter recebido uma doação de livros da ONG SP Leituras. A carta foi escrita na véspera da prova do Enem para pessoas privadas de liberdade.

De acordo com o detento, ele escreveu a carta porque estava nervoso com o vestibular e pensou que aquela seria uma boa maneira de se expressar. Ele contou que terminou de ler o livro de Malcher e que nunca havia imaginado poder sentir algo tão intenso após uma leitura.

“Como é que se descreve uma sensação inédita, impactante e tão intensa assim? Jamais havia lido algo parecido. Até me envergonho de te parabenizar. Parabéns é infinitamente pouco do que você merece”, diz na carta.

continua após publicidade

Em outro trecho, o homem conta para Monique que também quer seguir a mesma profissão que ela e se tornar um escritor. “Sua forma de escrever chega a me fazer corar de vergonha, pois eu tenho esse sonho de também escrever e conseguir me exprimir através de textos, palavras”, disse na carta.


Surpresa e emoção

Extremamente surpresa e emocionada, Monique compartilhou a carta nas suas redes sociais. A autora contou aos seguidores como foi ler a história do detento. “Li essa carta chorando muito, pois esse com certeza entrou para a lista de dias mais felizes de minha vida. Ronaldo ainda não sabe, mas vou responder a carta e enviar outras coisas para ele. Um escritor que no momento reside em Tremembé e tem muitos sonhos”, disse na publicação.

continua após publicidade

A escritora recebeu diversos comentários de seguidores que se emocionaram com o relato e se sentiram inspirados pela história. Ela agradeceu o apoio e disse que pretende entrar em contato com Ronaldo. “Chorei do início ao fim, nunca senti uma emoção tão forte na vida, não sei explicar. Vou entrar em contato com Ronaldo e a assistente social que ele me passou e depois conto pra vocês”, disse na postagem.


continua após publicidade

Veja a íntegra da carta divulgada pela escritora:

Bom dia! Amanhã vou prestar a prova do Enem! Eu simplesmente não sabia como começar essa carta, então coloquei a primeira verdade, sonho e preocupação que me veio à mente na intenção de que você conseguisse me entender completamente apenas com essa frase.

Mas acho que consegue. Principalmente agora que terminei de ler seu livro Flor de Gume. Como é que se descreve uma sensação inédita, impactante e intensa assim? Jamais havia lido algo parecido. Me envergonho até te parabenizar. Parabéns é infinitamente pouco perto do que você merece!

continua após publicidade

Você talvez nunca imaginou onde sua obra chegaria, mas saiba que ela adentrou os portões da PII de Tremembé através de uma generosa doação de livros feita pela ONG SP Leituras, e eu tive a graça de poder ler seu trabalho.

Não vou comentar, pois ainda estou abismado e não tenho conhecimento nem repertório para isso, resumo que o livro é maravilhoso e a sua forma de escrever chega a me fazer corar de vergonha, pois eu tenho esse sonho de também escrever e conseguir me exprimir através de textos, palavras.

Aqui no presídio temos um pequeno projeto cultural chamado Café Literário, onde procuramos aprender, discutir e disseminar literatura, e produzimos alguns contos e poesias também.

Li na contracapa do teu livro, que você estuda ou incentiva mulheres na literatura e quadrinhos, daí tive o ímpeto e ousadia de escrever para parabenizar e de humildemente pedir apoio caso você possa e queira estender seu projeto até aqui, ainda que de forma remota.


Fonte g1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Detento envia carta para escritora e viraliza: "Sonho em escrever""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!