MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Destroços de barco do explorador Shackleton são achados 107 anos após naufrágio

Destroços do navio Endurance, do explorador Ernest Shackleton, foram encontrados 107 anos após o naufrágio. A embarcação que foi esmagada por gelo antártico e afundou a cerca de 10 mil pés (3 mil metros) foi encontrada por cientistas no último fim de sema

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.03.2022, 11:13:00 Editado em 09.03.2022, 11:21:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Destroços do navio Endurance, do explorador Ernest Shackleton, foram encontrados 107 anos após o naufrágio. A embarcação que foi esmagada por gelo antártico e afundou a cerca de 10 mil pés (3 mil metros) foi encontrada por cientistas no último fim de semana nas profundezas da Antártida.

continua após publicidade

A descoberta foi anunciada nesta quarta-feira, 9, em um comunicado da expedição de busca, a Endurance22. As filmagens mostravam o navio em condições notavelmente boas, com seu nome claramente visível na popa.

Tentativas anteriores de localizar os destroços do navio de madeira com 44 metros e três mastros, cuja localização foi registrada por seu capitão Frank Worsley, falharam devido às condições hostis do Mar de Weddell, na Antártida, coberto de gelo.

continua após publicidade

No entanto, a missão Endurance22, organizada pelas Malvinas Maritime Heritage Trust, usando veículos subaquáticos avançados equipados com câmeras de alta definição e scanners, rastreou os restos mortais da embarcação. "Estamos maravilhados por nossa boa sorte...", disse Mensun Bound, diretor de Exploração da expedição.

"Esta é de longe a melhor conservação de um naufrágio de madeira que eu já vi. Está na vertical, intacto e em brilhante estado de conservação", reforçou o arqueólogo marinho. "Você pode até ver o Endurance na popa", completou.

Iniciada em fevereiro deste ano, a expedição - liderada pelo explorador polar britânico John Shears, operada a partir do navio quebra-gelo sul-africano Agulhas II - descobriu que o Endurance estava a quatro milhas (seis quilômetros) da posição registrada, em 1915, por seu capitão, Frank Worsley.

continua após publicidade

História

O veleiro de três mastros se perdeu em 1915 durante a tentativa fracassada de Shackleton de fazer a primeira travessia da Antártida. Shackleton tentou cruzar o continente, em uma travessia de 2.900 quilômetros através do continente gelado, do Mar de Weddell ao Mar de Roos, passando pelo Polo Sul. O barco ficou encalhado por meses, foi perfurado pelo gelo e depois afundou.

Apesar de encalhado no gelo, a tripulação de 28 homens do Endurance voltou para casa viva, sendo considerada uma das grandes histórias de sobrevivência da história humana. Os tripulantes caminharam pelo gelo marinho, vivendo de focas e pinguins, antes de zarparem em três botes salva-vidas e chegarem a uma ilha desabitada.

continua após publicidade

De lá, Shackleton e alguns tripulantes remaram cerca de 800 milhas (1.300 quilômetros) no bote salva-vidas James Caird até as ilhas Geórgia do Sul, no Atlântico Sul, onde encontraram ajuda em uma estação baleeira.

Na quarta tentativa de resgate, Shackleton conseguiu retornar para buscar o restante da tripulação na Ilha Elefante em agosto de 1916, dois anos depois da sua expedição transantártica imperial ter deixado Londres. (Com agências internacionais).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Destroços de barco do explorador Shackleton são achados 107 anos após naufrágio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!