MAIS LIDAS
VER TODOS

Luto na cultura

Desenhista e escritor Ziraldo morre aos 91 anos

Cartunista, criador de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê” teve a morte confirmada pela família na tarde deste sábado

Da Redação

·
Ziraldo morreu neste sábado
Icone Camera Foto por Reprodução
Ziraldo morreu neste sábado
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.04.2024, 16:56:40 Editado em 06.04.2024, 17:23:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O desenhista e escritor Ziraldo morreu aos 91 anos, durante a tarde deste sábado (6) no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família do desenhista na tarde deste sábado (6), segundo o portal G1.

continua após publicidade

LEIA MAIS - Nova ala do HUOP reforça atendimento obstétrico no Oeste

Ele teria morrido dormindo por volta das 15h, no apartamento onde morava no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio.

continua após publicidade

Ziraldo criou personagens como “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. Ele também era chargista, caricaturista e jornalista e foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim”, nos anos 1960, um dos principais meios de comunicação que combatia a ditadura militar no Brasil.

No dia seguinte à edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5), editado no dia 13 de dezembro de 1968 durante o governo do general Costa e Silva, Ziraldo foi preso em casa e levado para o Forte de Copacabana por ser considerado um “elemento perigoso”.

Mineiro

continua após publicidade

Ziraldo Alves Pinto, nasceu em Caratinga (MG), em 1932. Desenhista, caricaturista, cartunista, ilustrador, jornalista e escritor. Aos 7 anos de idade, em 1939, Ziraldo apresentou seu primeiro desenho no jornal Folha de Minas. Em 1949, muda-se para o Rio de Janeiro, onde fez carreira.

Atualmente, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB no Rio de Janeiro está com a exposição interativa Mundo Zira, em homenagem à obra de Ziraldo.

Sua mais conhecida criação, o Menino Maluquinho, nasceu nos anos 1980 e foi inspirado no filho do escritor. O personagem deu origem ao livro infantil campeão de vendas e ao filme de grande sucesso nos cinemas do país. O livro foi traduzido para o inglês, espanhol, basco, alemão e o italiano e teve adaptações para o cinema, teatro e televisão.

Com tantos personagens marcantes de histórias infantis, Ziraldo parou de produzir textos e desenhos em setembro de 2018, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Seu estúdio, onde trabalhou durante 70 anos, instalado no bairro da Lagoa, zona sul do Rio, está sendo transformado no Instituto Ziraldo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Desenhista e escritor Ziraldo morre aos 91 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!