MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Demos 3 dias de prazo para Enel restabelecer energia em SP, diz secretário do Senacon

O secretário Nacional do Consumidor (Senacon), Wadih Damous, afirmou que o governo federal notificou a Enel e a Prefeitura de São Paulo por causa do apagão na sexta-feira, 11, na Grande São Paulo. De acordo com o secretário, caso a Enel não restabeleça a

Sofia Aguiar, Luiz Araújo e Caio Spechoto (via Agência Estado)

·
Escrito por Sofia Aguiar, Luiz Araújo e Caio Spechoto (via Agência Estado)
Publicado em 14.10.2024, 15:00:00 Editado em 14.10.2024, 15:08:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário Nacional do Consumidor (Senacon), Wadih Damous, afirmou que o governo federal notificou a Enel e a Prefeitura de São Paulo por causa do apagão na sexta-feira, 11, na Grande São Paulo. De acordo com o secretário, caso a Enel não restabeleça a energia em três dias, a empresa terá que explicar os motivos.

continua após publicidade

"Estamos notificando hoje a Enel, exigindo que ela nos apresente um diagnóstico desse quadro gerado pela tempestade de sexta-feira, nos apresente o número de consumidores afetados, nos informe quais canais de atendimento está disponibilizando à população afetada de São Paulo e qual é seu plano emergencial de restabelecimento da energia elétrica", disse, em entrevista coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 14, no Palácio do Planalto sobre o apagão que ocorreu na Grande São Paulo no fim de semana.

"Nós não aceitamos essa afirmação da Enel de que não tem prazo para o restabelecimento da energia", acrescentou. Nesta manhã, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou o prazo de três dias para que a Enel restabeleça a maior parte da energia em São Paulo. De acordo com o secretário, se a empresa alegar que o prazo é impossível de ser cumprido, a companhia terá que explicar o porquê.

continua após publicidade

Sobre a notificação contra a Prefeitura de São Paulo, Damous comentou que, em episódios como o de sexta-feira, companhias de concessão de energia elétrica alegam que a demora para o restabelecimento da energia é por causa de árvores que caem sobre a fiação.

"Queremos saber da Prefeitura de São Paulo se ela tem um mapeamento desses pontos críticos e que providências ela tomou e tomará em relação a isso", afirmou. "Esses eventos climáticos extremos não podem surgir de justificativa para esse cenário gerado em São Paulo."

Em sua avaliação, a Enel não tem investido "como deveria" para prever episódios como esse. "Ela demitiu, terceirizou serviços", pontuou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Demos 3 dias de prazo para Enel restabelecer energia em SP, diz secretário do Senacon"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!