MAIS LIDAS
VER TODOS

proposta

Deixar criança sozinha no veículo ou em condomínio pode dar multa

Projeto de lei segue tramitando por mais três comissões antes de ir ao Senado Federal

Karina Ferreira, especial para o Estadão (via Agência Estado)

·
A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Icone Camera Foto por Reprodução
A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Escrito por Karina Ferreira, especial para o Estadão (via Agência Estado)
Publicado em 18.12.2023, 20:29:00 Editado em 18.12.2023, 20:28:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um projeto de lei que prevê o pagamento de multa por pais ou responsáveis que deixarem criança menor de 12 anos sozinha em veículos ou em áreas comuns de condomínios foi aprovada em uma comissão da Câmara dos Deputados. Ele segue tramitando por mais três comissões antes de ir ao Senado Federal.

continua após publicidade

A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), acrescentando trechos que, segundo o texto, visam prevenir acidentes domésticos.

Se o projeto virar lei, a multa será de cinco a 20 salários mínimos para o responsável pela criança por deixá-la desacompanhada no carro ou em áreas comuns do condomínio, como elevadores, piscinas, saunas, academias ou outros espaços de uso comum. De acordo com o valor do mínimo atual, a multa pode chegar a cerca de R$ 26 mil.

continua após publicidade

Já o síndico que não afixar em lugar visível e de fácil acesso as regras sobre o uso dos espaços e equipamentos, poderá pagar multa de três a 10 salários mínimos.

O texto aprovado foi um substitutivo ao original, proposto em 2020 pela ex-deputada federal Flordelis, condenada em 2022 a 50 anos de prisão pelo assassinato do marido. A proposta será analisada nas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

O projeto foi elaborado depois da morte de Miguel, menino de 5 anos que caiu do 9º andar de um prédio de luxo no centro do Recife enquanto estava sob os cuidados de Sari Corte Real, em junho de 2020. Sari permitiu que o menino saísse de casa e usasse o elevador sem sua presença, enquanto a mãe, empregada doméstica da casa, passeava com o cachorro da patroa.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Deixar criança sozinha no veículo ou em condomínio pode dar multa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!