MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Defensora pública acusada de injúria racial falta a depoimento na Polícia do Rio

A defensora pública aposentada, Cláudia Alvarim Barrozo, que chamou os entregadores Jonathas Souza Mendonça e Eduardo Peçanha Marques de 'macaco' faltou ao depoimento nesta quinta-feira, 5. As imagens, registradas por uma das vítimas, repercutiram nas red

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2022, 19:38:00 Editado em 06.05.2022, 19:44:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A defensora pública aposentada, Cláudia Alvarim Barrozo, que chamou os entregadores Jonathas Souza Mendonça e Eduardo Peçanha Marques de 'macaco' faltou ao depoimento nesta quinta-feira, 5. As imagens, registradas por uma das vítimas, repercutiram nas redes sociais. Ela já foi alvo de, pelo menos, outras seis reclamações na Polícia - sendo quatro por injúria racial.

continua após publicidade

O caso aconteceu em um condomínio de luxo em Itaipu, distrito de Niterói, Rio de Janeiro, no último sábado, 30, durante uma entrega. Segundo Joab Gama de Souza, advogado responsável pela defesa dos trabalhadores, tudo teve início quando a aposentada de 59 anos pediu que eles retirassem o veículo da porta da casa dela para que pudesse sair com seu próprio carro. O motorista tinha deixado o veículo para fazer outra entrega, e o colega informou que não poderia realizar a manobra porque não tem carteira de motorista. A ocorrência foi registrada na 81ª DP como "injúria por preconceito".

Ela começou a se exaltar, chamando os dois de babaca. Uma série de xingamentos e tacou objetos. Quando o motorista chegou, ela passou se referir aos como palhaço, otário, macaco. Eles não a ofenderam em momento algum", explicou Souza ao Estadão.

continua após publicidade

Aposentada pela Defensoria Pública do Rio desde 2016, Cláudia não compareceu à delegacia para prestar depoimentos, alegando ter outros compromissos e pediu para falar somente na próxima semana. Ela já tem seis passagens pela polícia - sendo quatro por injúria. As outras duas são por lesão corporal e constrangimento.

"Como ela é acusada, o delegado solicitou que fosse ouvida, mas não tem obrigação legal de ir e fazer provas contra ela própria. Provavelmente, está usando seu posto de defensora pública como manobra. Inclusive, é um absurdo pensar que ela é defensora, já que a defensoria tem por objetivo a defesa dos necessitados. Ainda mais quando se trata de uma questão racial", prosseguiu o advogado.

Após o episódio, Souza relatou que tanto Jonathas quanto Eduardo se assustaram com a proporção que a história tomou, mas que estão buscando seguir a vida. "Continuam trabalhando normalmente e esperam que isso sirva para que outras pessoas não passam mais pela mesma situação."

continua após publicidade

A pena para o crime de injúria racial varia de um a três anos de prisão, conforme informações do delegado Carlos César Santos que investiga o caso.

COM A PALAVRA, CLÁUDIA ALVARIM BARROZO

A reportagem tenta contato com Cláudia Alvarim Barrozo. O espaço segue aberto para atualizações. Email: junior.bordalo@estadão.com

continua após publicidade

COM A PALAVRA, A DEFENSORIA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO

A Defensoria Pública do Rio reforçou que ela não integra mais o time de funcionários desde 2016. O órgão reiterou ainda "que é absolutamente contrária a qualquer forma de discriminação e tem na Coordenadoria de Promoção da Equidade Racial (Coopera) e no Núcleo de Combate ao Racismo e à Discriminação Étnico-Racial (Nucora) ferramentas capazes de colaborar para a valorização de ações afirmativas".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Defensora pública acusada de injúria racial falta a depoimento na Polícia do Rio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!