MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Decreto confirma qualificação de túnel Santos-Guarujá e exclui Porto de São Sebastião do PND

ODiário Oficial da União (DOU)desta quarta-feira, 7, publica decreto presidencial que trata de processos de desestatização de empreendimentos portuários no País. Dentre eles, o ato formaliza a qualificação da "concessão parcial" dos acessos do Porto Organ

Luci Ribeiro (via Agência Estado)

·
Escrito por Luci Ribeiro (via Agência Estado)
Publicado em 07.02.2024, 15:51:00 Editado em 07.02.2024, 15:55:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ODiário Oficial da União (DOU)desta quarta-feira, 7, publica decreto presidencial que trata de processos de desestatização de empreendimentos portuários no País. Dentre eles, o ato formaliza a qualificação da "concessão parcial" dos acessos do Porto Organizado de Santos, com destaque para a ligação seca entre Santos e Guarujá, obra que receberá investimentos de R$ 6 bilhões, em uma cooperação entre governo federal e o Estado de São Paulo, conforme anúncio feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na semana passada.

continua após publicidade

A norma estabelece a necessidade da manutenção de uma autoridade portuária pública nesse processo.

O decreto ainda exclui do Programa Nacional de Desestatização (PND) e revoga a qualificação no âmbito do PPI do Porto Organizado de São Sebastião (SP), mas mantém a qualificação do Terminal SSB01, que é localizado nesse porto para fins de movimentação de carga geral.

continua após publicidade

Também estão qualificados no PPI e incluídos no PND, conforme o decreto, a Companhia Docas do Estado da Bahia, os Portos Organizados de Salvador, de Aratu-Candeias e de Ilhéus, no Estado da Bahia, e os serviços públicos portuários a eles relacionados. "A qualificação poderá abarcar a concessão parcial de acessos terrestres, de acessos aquaviários, da gestão patrimonial, da infraestrutura e de outros serviços relacionados à administração portuária, mantendo-se uma autoridade portuária pública", cita o ato. "Ficam autorizadas as operações societárias da Companhia Docas do Estado da Bahia necessárias à operacionalização da concessão parcial", acrescenta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Decreto confirma qualificação de túnel Santos-Guarujá e exclui Porto de São Sebastião do PND"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!