MAIS LIDAS
VER TODOS

Informática

Cursos para quem quer entrar na área de tecnologia em 2021

Aprender certas linguagens de programação é um diferencial Novo ano, novas metas. Uma delas pode ser ampliar o currículo, desenvolvendo ou aperfeiçoando uma habilidade. É uma escolha estratégica, porque pode resultar em um avanço na carreira.As linguagens

Da Redação

·
Cursos para quem quer entrar na área de tecnologia em 2021
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.02.2021, 16:32:52 Editado em 03.02.2021, 16:51:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Aprender certas linguagens de programação é um diferencial

continua após publicidade

Novo ano, novas metas. Uma delas pode ser ampliar o currículo, desenvolvendo ou aperfeiçoando uma habilidade. É uma escolha estratégica, porque pode resultar em um avanço na carreira.

As linguagens de programação permitem esse diferencial. É importante estar atento sobre quais podem agregar mais valor. A profissão exige entender bem como é a própria atuação e quais os instrumentos que podem torná-la ainda mais relevante no mercado. Entender quais linguagens ainda estarão relevantes, com a evolução tecnológica e a demanda por parte dos clientes, é uma tarefa no desenvolvimento da carreira.

continua após publicidade

Especialistas indicam algumas opções de linguagens de programação que podem ser cursadas. Elas estão se destacando no mercado ou em nichos específicos, como desenvolvimento web, desenvolvimento móvel, blockchain, inteligência artificial e a ciência de dados, por exemplo.

JavaScript

JavaScripté uma linguagem interpretada por navegadores, sendo uma das mais usadas, com aplicação em dispositivos móveis, desenvolvimentos de jogos e web, internet das coisas, realidade virtual, etc.

continua após publicidade

Pode ser empregada no front-end para sites e no back-end no servidor. É importante entender a sintaxe, os comandos e a integração com outras linguagens. A JavaScript é executada normalmente em um navegador, oferecendo uma interface responsiva para aplicações web, sem a necessidade de compilação de código.

Python

De acordo com o Índice Tiobe de linguagens de programação, Python é a terceira mais popular no mundo, atrás apenas das linguagens C e Java. A sintaxe clara, organizada e a variedade de pacotes e bibliotecas abertas facilitam o aprendizado, o que atrai o interesse de iniciantes.

continua após publicidade

Por ser uma linguagem interpretada, é relativamente lenta em comparação com outras, o que não a torna ideal para aplicações como sistemas de tempo real.

No entanto, é uma das mais versáteis, sendo usada para desenvolvimento de aplicações em diferentes áreas, como ciência de dados, machine learning e automação em geral. Também pode ser utilizada para desenvolver aplicações web, desktop e para servidores de rede, além da internet das coisas, áreas que estão em expansão, o que a mantém relevante.

continua após publicidade

Java

Orientadas a objetos, aplicações escritas em Java rodam em qualquer plataforma que tenha alguma implementação de Máquina Virtual Java (JVM) instalada. É a linguagem mais usada em ambiente empresarial, em aplicativos de computação distribuída, e suporta multithreading, para execução de conjuntos de tarefas simultâneos.

A linguagem possui muitas bibliotecas abertas que facilitam a criação de aplicações com bancos de dados, conectividade a redes, manipulação de formatos variados de dados. Pode ser utilizada no desenvolvimento de aplicações desktop, web e mobile para Android e nas áreas de serviços financeiros e aplicações científicas, por ser capaz de criar programas e plataformas funcionais.

continua após publicidade

É facilmente gerenciável e tem boa segurança. Como desvantagens, o ambiente Java é relativamente pesado e, por ser interpretado, é mais lento que aplicações escritas em linguagens compiladas.

Go

Go é uma das mais novas linguagens e tem apresentado um crescimento relevante. Foi criada pelo Google para desenvolvimento web e de interfaces de programação de aplicativos. Multithreading, tornou-se uma opção para sistemas distribuídos de grande porte ou processamento pesado em paralelo.

continua após publicidade

A linguagem mistura os aspectos da programação funcional e da orientada a objetos, além de possuir conjunto de ferramentas de desenvolvimento embutidas. Possui aprendizado fácil por ter sintaxe clara e objetiva, é rápida, sendo compilada em código de máquina.

Alguns projetos como os sistemas Kubernetes e o Ethereum Cryptozoic Project já foram desenvolvidos baseados em Go. Diante da aplicabilidade e do bom suporte, tornou-se um diferencial na hora de contratar programadores.

continua após publicidade

Linguagem R

R é utilizada em um nicho mais específico. É uma linguagem de código aberto para análise de dados estatísticos, empregada na ciência de dados, computação estatística, big data e aprendizado de máquina. Possui variedade de pacotes, bibliotecas e ferramentas, incluindo bibliotecas para visualização gráfica de dados de alto padrão.

Esta linguagem permite a criação de algoritmos complexos e poderosos para aprendizado de máquina. Como desvantagens, o gerenciamento de memória não é tão eficiente e faltam padrões de segurança mais elevados.

C++

As linguagens C e C++ possuem pontos em comuns, mas a C++ tem um paradigma orientado a objetos mais simples, o que a torna uma das linguagens mais eficientes e flexíveis. Por meio dela, é possível criar aplicações de alta performance e confiabilidade.

Costuma ser usada em programação de sistemas, desenvolvimento de jogos, aplicações para web e desktop, inteligência artificial, mecanismos de pesquisa, sistemas de negociação e robótica. Atualmente vem se destacando como a base de sistemas embarcados ou autônomos e aplicações de tempo real. Também é uma das favoritas na área financeira, porque o código principal do Bitcoin é escrito em C++, assim como outros blockchains importantes.

Entre as desvantagens estão a dificuldade de aprendizado, devido à sintaxe complexa, e o sistema de orientação a objetos não tão claro quanto o de outras linguagens.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cursos para quem quer entrar na área de tecnologia em 2021"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!