MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cracolândia: MP considera ilegais internações involuntárias de dependentes

O Ministério Público de São Paulo considera que as 23 internações involuntárias de dependentes químicos realizadas pela Prefeitura de São Paulo desde o dia 27 de abril são ilegais. O órgão argumenta que o Hospital Municipal da Bela Vista não fez a comunic

Gonçalo Junior (via Agência Estado)

·
Escrito por Gonçalo Junior (via Agência Estado)
Publicado em 13.06.2022, 20:55:00 Editado em 13.06.2022, 20:59:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público de São Paulo considera que as 23 internações involuntárias de dependentes químicos realizadas pela Prefeitura de São Paulo desde o dia 27 de abril são ilegais. O órgão argumenta que o Hospital Municipal da Bela Vista não fez a comunicação oficial das internações, o que está previsto na lei federal que permite a internação sem a vontade dos usuários - apenas com o consentimento da família e o parecer médico.

continua após publicidade

De acordo com a legislação, a comunicação tem de ser feita em até 72 horas. "O hospital Bela Vista não cumpre a lei porque não informa as internações involuntárias. Se existirem realmente, essas internações são ilegais", diz Arthur Pinto Filho, promotor de Saúde Pública do MP/SP.

O promotor encaminhou ofício ao diretor do hospital para apurar a ilegalidade. Se for confirmada, o MP deverá instaurar um inquérito por dano coletivo.

continua após publicidade

O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, reconhece a falta de envio de dados, mas afirma que a situação será regularizada. "Até janeiro deste ano, o Hospital Bela Vista tinha cadastro para funcionamento como referência para covid-19. Com o arrefecimento da pandemia na cidade de São Paulo, o hospital foi devolvido para a população para ser um hospital geral. Para isso, foi necessário um recadastramento junto à Vigilância do Estado", diz o secretário.

"O Ministério Público não aceita a comunicação sem todos os documentos cadastrados. O hospital está funcionando, estamos providenciando o que o MP está pedindo. Assim que a documentação estiver pronta, vamos providenciar a comunicação desses pacientes para o Ministério Público. Não podemos deixar o paciente sem atendimento por conta de uma burocracia do serviço público", completa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cracolândia: MP considera ilegais internações involuntárias de dependentes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!