MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Covid: pesquisa aponta aumento de casos de diabetes após infecção

As pessoas que contraíram a doença têm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2, segundo alguns estudos

Da Redação

·
Covid: pesquisa aponta aumento de casos de diabetes após infecção
Icone Camera Foto por Towfiqu Photography/ Getty Images
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.03.2022, 12:08:54 Editado em 25.03.2022, 12:09:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Desde o início da pandemia de Covid-19, estudos foram realizados para apurar quais são os efeitos da doença no corpo humano. Além de afetar o sistema respiratório, cientistas descobriram que a covid pode prejudicar outros órgãos vitais.

continua após publicidade

De acordo com estudos divulgados neste mês, as pessoas que contraíram a doença têm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 no primeiro ano após a infecção.

Os pesquisadores do Centro VA Saint Louis Health Care System, nos Estados Unidos, descobriram que mesmo pacientes com quadro leve ou assintomático da Covid-19 e que não tinham fatores de risco anteriores apresentaram diabetes aumentada após a infecção.

continua após publicidade

Os estudiosos utilizaram os dados do Departamento de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos para conseguir rastrear por um ano a saúde de aproximadamente 181 mil adultos que se recuperaram do coronavírus. As informações deles foram comparadas a dados de 8 milhões de pessoas que não foram infectadas com o coronavírus.

O resultado da pesquisa mostra que duas em cada 100 pessoas com Covid-19 desenvolveram diabetes no ano seguinte à infecção. O estudo foi divulgado na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology, na segunda-feira (21).

A cada 1.000 pessoas, havia 13 novos casos a mais de diabetes entre os pacientes da Covid-19 do que entre as pessoas não infectadas. Entre eles, também foi maior o número de pessoas que precisaram começar a usar medicamentos para controlar o diabetes.

continua após publicidade

Em outro estudo publicado na revista Diabetologia, na última semana, pesquisadores da Alemanha descobriram que os pacientes recuperados da Covid-19 correm um risco 28% maior de desenvolver diabetes em comparação às pessoas que sofreram outros tipos de infecções respiratórias. Os resultados surgiram a partir de uma análise de dados de 35.865 pacientes da Covid-19.

Outros estudos já vinham investigando a relação entre a Covid e a diabetes e, até aqui, a hipótese mais provável para explicá-la é a de que o pâncreas é um dos órgãos atingidos durante a resposta imunológica desencadeada para combater a infecção. A inflamação do órgão elevaria os níveis de açúcar no sangue dos pacientes.

Recomendação

continua após publicidade

Os autores dos dois estudos recomendam que os pacientes da Covid-19 com sintomas de diabetes, como sede excessiva ou micção frequente, procurem atendimento médico para fazer uma investigação detalhada.

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, que pode provocar danos em vários órgãos do corpo, se não for controlada.

As informações são do Metrópoles.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Covid: pesquisa aponta aumento de casos de diabetes após infecção"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!