MAIS LIDAS
VER TODOS

Privatização

Correios: Governo quer vender 100% do capital da estatal

A venda dos Correios acabará com o monopólio da estatal, permitindo que os serviços postais possam ser explorados pela iniciativa privada.

Da Redação

·
Correios: Governo quer vender 100% do capital da estatal
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.07.2021, 16:08:00 Editado em 06.07.2021, 16:08:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados levará ao Plenário nos próximos dias, a pauta de votação do Projeto de Lei que prevê a privatização dos Correios. O projeto busca acabar com o monopólio da estatal e promete abrir caminho para empresas da iniciativa privada que desejam explorar a área dos serviços postais.

continua após publicidade

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Comunicação, estudos ainda serão realizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para determinar “melhor o modelo de desestatização, que pode ser, por exemplo, a venda direta, a venda do controle majoritário ou de apenas parte da empresa”.

Já em entrevista ao jornal O Globo, Diogo Mac Cord, secretário especial de Desestatização do ministério da Economia, deu indicações de como será o modelo de privatização, com o governo querendo se desfazer de 100% do capital da agência postal brasileira.

continua após publicidade

Assim, diferentemente do modelo adotado na desestatização da BR Distribuidora (BRDT3) e da Eletrobras (ELET3;ELET6), a venda dos Correios deve ser realizada por meio de um leilão tradicional, em que o comprador levará todos os ativos e passivos da estatal.

A Levante Ideias de Investimentos destaca que, ainda que tenha sido incluída em pauta – e de última hora -, a proposta ainda não tem parecer divulgado pelo seu relator, o deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), e sua aprovação na Câmara nesta próxima quinzena ainda depende de consenso entre líderes partidários.

A aprovação da proposta nos próximos meses é fundamental para que o governo consiga cumprir o cronograma de venda da empresa – cujo leilão está previsto para março do ano que vem, juntamente à Eletrobras, destaca a Levante.

continua após publicidade

Ainda não há valor previsto para a privatização, tendo em vista que ainda serão necessários estudos sobre as contas da estatal e liberação de edital. Contudo, vale ressaltar que um estudo preliminar do BNDES calcula que a empresa tem passivo de cerca de R$ 13 bilhões e ativo (circulante e não circulante) estimado em R$ 14 bilhões, com base nos números dos Correios para 2020.

Conforme apontam os analistas, apesar do gesto para a privatização, ainda há um caminho político a ser percorrido no caso dos Correios. “Para que seja possível uma aprovação tranquila – em que pese o fato de a Câmara ser, em tese, favorável à privatização, com base na votação sobre a Eletrobras – o parecer precisa ser entregue em breve para que deputados possam discutir e efetuar, como sempre, algumas alterações ao texto”, destacam.

Ainda assim, mesmo que seja aprovada a privatização na Câmara, nos próximos quinze dias, o grande desafio da pauta está no Senado Federal, que tem se mostrado mais resiliente no que diz respeito às pautas econômicas do governo.

continua após publicidade

Caso a privatização passe, o Bradesco BBI lembra as últimas declarações de executivos da Simpar (SIMH3) e da sua subsidiária JSL (JSLG3) de que podem ter interesse em analisar a privatização dos Correios. No ano passado, outras companhias também estavam no radar para uma eventual compra

Com informações: Infomoney

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Correios: Governo quer vender 100% do capital da estatal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!