MAIS LIDAS
VER TODOS

COVID-19

Coronavírus em animais de estimação; entenda

Alguns casos de animais infectados pela Covid-19 no Brasil e no mundo causaram grande repercussão e dúvidas nas redes sociais. Afinal, gatos e cães podem se infectar da doença? E transmiti-la?Infecções em animais já foram confirmados em alguns países des

Da Redação

·
Coronavírus em animais de estimação; entenda
Icone Camera Foto por Jessie Feross/Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.03.2021, 14:11:38 Editado em 25.03.2021, 14:11:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Alguns casos de animais infectados pela Covid-19 no Brasil e no mundo causaram grande repercussão e dúvidas nas redes sociais. Afinal, gatos e cães podem se infectar da doença? E transmiti-la?

continua após publicidade

Infecções em animais já foram confirmados em alguns países desde o começo da pandemia. A primeira no mundo aconteceu no dia 4 de março de 2020, em Hong Kong, na China. No entanto, diferente dos seres humanos, nenhum caso apontou que os animais podem transmitir o vírus.

Uma análise realizada pela Agência Nacional de Segurança Sanitária da França (ANSES) publicou em novembro do ano passado um relatório confirmando que nenhum animal, doméstico ou silvestre, desempenhou um papel epidemiológico na propagação do SARS-CoV-2 na França. Isso significa que os animais não podem transmitir a Covid-19.

continua após publicidade

Segundo a médica veterinária Maria Alessandra Del Barrio, especializada em felinos, é raro animais desenvolverem sintomas da Covid-19. “Cães e gatos são passíveis de infecção, então milhões ou milhares deles podem ter sido infectados pela SARS-CoV-2, mas assintomáticos, pois na maior parte desses indivíduos os outros mecanismos não se desenvolvem bem” relata Maria.

Ainda de acordo com a médica veterinária, é recomendável que ao contaminar o novo coronavírus, os donos se mantenham isolados não só de outros humanos, mas também de seus animais de estimação. “É fato que numa pandemia, onde temos mais de 3 mil mortos por dia, um ou outro animal vai pode manifestar sintomas da doença. Mas diferente do homem, o animal envolve quadros mais brandos”, comenta.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Coronavírus em animais de estimação; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!