Coronavírus circulava no Brasil desde novembro de 2019 - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

    Cotidiano

    Coronavírus circulava no Brasil desde novembro de 2019

    Foto por Radoslav Zilinsky/Getty Images
    Escrito por Da Redação
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    Um estudo preliminar realizado na UFSC, traz o que pode ser a evidência mais antiga do vírus nas Américas.

    O novo coronavírus foi descrito cientificamente apenas em 31 de dezembro de 2019, porém algumas pistas indicam que ele pode ter surgido muito antes disso. Pesquisadores brasileiros registraram a presença do vírus em uma amostra de esgoto de novembro de 2019, em Florianópolis, Santa Catarina.

    O vírus foi identificado e anunciado globalmente em dezembro, mas estudos indicam que ele já circulava na América dois meses antes. O primeiro caso oficialmente reportado foi em 21 de janeiro de 2020, nos Estados Unidos.

    Até o presente momento, acreditava-se que o vírus teria chegado ao Brasil entre o fim de fevereiro e o começo de março de 2020.

    A nova pesquisa é chamada SARS-CoV-2 in Human Sewage in Santa Catarina, Brazil, November 2019, assinada por 14 pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade de Burgos, na Espanha, e da Startup brasileira de saúde BiomeHub.

    O estudo ainda passará pela revisão de pares, validação da comunidade científica que atesta a credibilidade dos dados de uma pesquisa.

    Um estudo semelhante a esse com amostra de esgoto na China, indicou a presença do vírus no país desde outubro de 2019.


    Com informações: Exame.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Como reestruturar e garantir a sobrevivência do meu negócio?

    Deixe seu comentário sobre: "Coronavírus circulava no Brasil desde novembro de 2019"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.