MAIS LIDAS
VER TODOS

ENTENDA

Conheça o método inovador para planejar rinoplastia com precisão

Dr. Matheus Rios explica a técnica que simula em 3D os resultados da cirurgia

Da Redação

·
cirurgião Dr. Matheus Rios
Icone Camera Foto por Reprodução
cirurgião Dr. Matheus Rios
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.01.2023, 16:40:00 Editado em 30.01.2023, 16:39:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A rinoplastia — cirurgia que altera características do nariz — é um sonho para muitos brasileiros. Não à toa, nosso país é o que mais realiza cirurgias plásticas de rosto, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. Segundo a entidade, apenas em 2020 foram realizadas 87.879 rinoplastias no Brasil.

continua após publicidade

Os planos de melhorar a aparência do nariz, no entanto, muitas vezes esbarram no medo de um resultado diferente do desejado, como explica o cirurgião Dr. Matheus Rios. Felizmente, a tecnologia já é capaz de contornar esse problema. O médico conta que, em seu consultório, utiliza uma técnica inovadora importada da Suíça. Através de fotografias de diferentes ângulos da face, ele consegue recriar uma cópia em 3D do nariz do paciente e manipular a simulação em tempo real, durante a consulta, para criar “o nariz dos sonhos” com base nas proporções e características do próprio rosto.

“Qual tipo de simulação você acha que mais se aproxima do resultado real, fotografias comuns manipuladas por Photoshop ou uma simulação tridimensional gerada por uma plataforma baseada em inteligência artificial? A maioria esmagadora concorda que a segunda opção é muito mais atraente”, destaca Dr. Matheus Rios. Com consultório em Porto Alegre, ele é, atualmente, o único médico do Rio Grande do Sul a utilizar o sistema de simulação 3D Crisalix.

continua após publicidade

O especialista esclarece também algumas outras dúvidas comuns sobre a rinoplastia. Ele destaca que essa é considerada a cirurgia estética mais complexa e desafiadora, pois o nariz é uma estrutura muito delicada e dinâmica, o que requer um cirurgião com uma formação de excelência na área. Também é importante uma avaliação completa com otorrinolaringologista para avaliar, além da forma externa do nariz, outras questões que podem contribuir para a piora na função nasal.

Assim, a cirurgia pode ter fins somente estéticos (melhorar a aparência do nariz) ou então estéticos e funcionais (melhorar a aparência e a respiração nasal), a depender de cada caso. O motivo para operar pode ser simplesmente não gostar da aparência do nariz, seja por considerá-lo muito grande, largo, com a ponta caída, com a ponta globosa ou gordinha, entre outros. Também há casos em que lesões e outros problemas de saúde prejudicam a aparência do nariz. Nessas situações, a cirurgia também pode ser uma boa solução.

O procedimento normalmente é feito sob anestesia geral e em ambiente hospitalar. De acordo com o Dr. Matheus Rios, uma rinoplastia primária simples costuma durar em torno de 2 a 3 horas. Já uma cirurgia secundária ou com necessidade de enxertos de cartilagem pode levar até 5 ou 6 horas.

continua após publicidade

Atualmente, com o avanço tecnológico, o pós-operatório se torna quase indolor, com mínima a formação de inchaço e roxos na face. A recuperação costuma demandar alguns cuidados específicos, mas que não causam grandes transtornos, sendo necessários 7 a 10 dias de repouso. Dependendo da atividade profissional do paciente, é possível um retorno antecipado ao trabalho.

Dr. Matheus Rios destaca que alguns dos resultados da cirurgia já podem ser vistos quando são retirados os curativos, após sete dias. Alguns detalhes da ponta nasal, no entanto, podem demorar alguns meses para ficarem mais evidentes. O especialista afirma que o resultado geral costuma ser muito satisfatório, proporcionando um nariz bonito e que respire bem. “Chega de ficar só na imaginação, venha descobrir junto comigo a tua melhor versão”, incentiva ele.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Conheça o método inovador para planejar rinoplastia com precisão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!