MAIS LIDAS
VER TODOS

MUNDO ANIMAL

Conheça o caracol que anda apenas 9 metros durante a vida inteira

O animal endêmico vive na maior falésia calcária do litoral europeu

Da Redação

·
A espécie só existe por lá
Icone Camera Foto por Reprodução/TV Globo
A espécie só existe por lá
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.11.2023, 11:34:29 Editado em 27.11.2023, 11:34:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na última sexta-feira (24), o Globo Repórter foi até Portugal visitar o Parque Natural da Arrábida, ao Sul de Lisboa, e conheceu um caracol endêmico da região. Segundo o naturalista e espeleólogo Francisco Rasteiro, além de só existir por lá, a espécie tem uma particularidade interessante “Só existe na Arrábida e, durante uma vida ele só anda mais ou menos 9 metros”, disse Rasteiro.

continua após publicidade

Os caracóis vivem na maior falésia calcária do litoral europeu — são mais de 380 metros de altura, com um caminho tomado por uma planta conhecida como Carrasco-da-Arrábida. Dura e áspera, ela chega a incomodar quem faz a trilha até o topo.

- LEIA MAIS: Com Indicação Geográfica, morangos impulsionam renda de produtores

continua após publicidade

Francisco comanda o núcleo de espeleologia da Costa Azul. Ele diz que viveu no topo da falésia gigante durante sete meses. “Fiz coisas que nunca imaginei fazer, né, montar uma casa numa árvore sozinho. (...) Caçava javalis, tinha uma horta”, contou.

A vida no Parque Natural parece protegida, mas Francisco já percebeu os efeitos das mudanças climáticas: “Chove muito pouco, antigamente chovia 700 milímetros por ano, agora chove por volta de 150, 200”. Com a Arrábida mais seca, o número de insetos está cada vez menor — alterando o equilíbrio natural.

Além disso, as pedreiras são uma preocupação. Elas avançam pelos limites do parque, impulsionadas pelo “boom” das construções imobiliárias em Portugal. Sesimbra, por exemplo, já foi vila de pescadores, e mais que dobrou de tamanho nas últimas décadas.

Fonte: g1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Conheça o caracol que anda apenas 9 metros durante a vida inteira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!