MAIS LIDAS
VER TODOS

Curiosidade

Conheça algumas tradições natalinas ao redor do mundo

O Natal é umas das datas comemorativas mais populares no Brasil, a época além de ser mágica é repleta de costumes e tradições. A celebração pode ter diferentes significados para as pessoas, porém para muitos a data é destinada a fazer o bem ao próximo, es

Da Redação

·
Conheça algumas tradições natalinas ao redor do mundo
Icone Camera Foto por Blog da Silbeck
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.12.2020, 15:00:00 Editado em 25.11.2020, 15:33:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Natal é umas das datas comemorativas mais populares no Brasil, a época além de ser mágica é repleta de costumes e tradições.

continua após publicidade

A celebração pode ter diferentes significados para as pessoas, porém para muitos a data é destinada a fazer o bem ao próximo, estar com a família e com as pessoas queridas. O que realmente importa neste dia é manter o coração aquecido e alimentar o espírito natalino.

Nos Estados Unidos, a tradição é decorar a casa toda com enfeites e luzes coloridas, os americanos levam muito a sério o costume e todos os anos dão um show no aspecto decoração.

continua após publicidade

Já na Espanha, uma das principais tradições é jogar na loteria, os espanhóis apostam alto na sorte e todos os anos vão às lotéricas fazer suas apostas com a esperança de ganhar um ótimo prêmio e mudar totalmente de vida.

No Canadá, As famílias não costumam festejar a véspera de Natal e deixam as comemorações para a manhã do dia seguinte, quando finalmente acontece a ceia e a troca de presentes. É nesse dia, também, que as principais tradições natalinas do país acontecem. Dentre elas, a de se arrumar de maneira especial para a troca de presentes. O costume é utilizar blusões de pijama durante a manhã e o almoço de Natal.

Sweaters (“suéteres feios”, em tradução literal), que nada mais são do que casacos de lã estampados com diferentes figuras, como renas, ursos polares, pinheiros ou flocos de neve. Muitas famílias realizam, inclusive, competições para decidir de quem é o casaco mais feio.

continua após publicidade

A Alemanha reúne todos os clichês que permeiam nosso imaginário em relação ao Natal: Neve, lareira, biscoitos de gengibre, artesanatos de lã… Por lá, o espírito natalino é bastante presente e, por isso mesmo, há muitas tradições e costumes envolvendo a data.

Uma das tradições mais conhecidas é a confecção da Coroa do Advento, uma espécie de guirlanda com suporte para quatro velas que são acesas, uma a uma, desde o primeiro até o último domingo do mês para simbolizar a luz trazida com o nascimento do menino Jesus.

A figura de São Nicolau, um velhinho que distribui doces para as crianças no início do mês de dezembro, substitui a do Papai Noel na Alemanha. Ele anda acompanhado por ajudantes vestidos com capuzes pretos, que são responsáveis por “punir” as crianças que não se comportaram bem ao longo do ano.

continua após publicidade

O Natal na Inglaterra é muito conservador e mesmo com o avanço da tecnologia e das redes sociais, os britânicos mantêm viva a tradição de enviar cartões natalinos para seus entes queridos durante as festas de fim de ano.

Apesar das lojas fecharem mais cedo no dia 24, o país não tem o costume de comemorar a véspera de Natal. Por isso, não há ceia, troca de presentes ou festas acontecendo nesta noite. No máximo, as crianças preparam um prato com biscoitos e pedaços de bolo e deixam próximo à lareira para aguardar a chegada do bom velhinho.

continua após publicidade

No Brasil, são várias as tradições e costumes que a data reserva, dentre eles destacam-se:

Amigo secreto

A tradição de realizar a brincadeira do amigo secreto entre familiares e amigos na época do Natal se tornou um costume muito popular entre os brasileiros. O objetivo da tradição é unir um grupo de pessoas de forma divertida e animada.

continua após publicidade

Ceia de Natal

Entre os dias 24 e 25 de dezembro, à meia noite, muitas famílias brasileiras têm o costume de realizar uma grande ceia de Natal. Apesar dessa tradição também existir em outros países, alguns dos alimentos presentes na ceia dos brasileiros são bem característicos. Entre eles, é possível citar a farofa, o salpicão, a rabanada e o famoso panetone.

Papai Noel

continua após publicidade

Assim como em outros países ocidentais, a tradição do Papai Noel, o bom velhinho que é inspirado na figura de São Nicolau, se tornou extremamente popular entre as crianças. É muito comum encontrá-lo em lojas, shoppings e eventos de Natal por todo o Brasil.

Árvore de Natal

Decorar a árvore de Natal é um costume que permanece muito forte entre os brasileiros. Ao contrário dos países do Hemisfério Norte, onde o Natal ocorre durante o inverno e as árvores costumam ser verdadeiras, no Brasil o mais comum são as árvores artificiais. Elas estão presentes dentro das casas, em lojas e até na decoração de Natal de diversas cidades, sendo um dos símbolos mais marcantes dessa data festiva.

Troca de presentes

Seja entre familiares ou amigos, trocar presentes nessa época do ano é um hábito que surgiu há muitos anos e continua sendo um dos costumes mais simbólicos do Natal no país. Além de comprar os presentes, também é comum principalmente entre os mais velhos, confeccionar os seus próprios presentes, o que os tornam únicos e especiais.

E na sua família? Quais são as principais tradições durante o Natal?

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Conheça algumas tradições natalinas ao redor do mundo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!