MAIS LIDAS
VER TODOS

Ouro Preto

Conheça a 'heroína' que evitou mortes em deslizamento

"É a mão de Deus", diz agente da Defesa Civil Paloma Magalhães, ao comentar o deslizamento do Morro da Forca

Da Redação

·
Conheça a 'heroína' que evitou mortes em deslizamento
Icone Camera Foto por Jair Amaral/EM/D.A press
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.01.2022, 16:35:10 Editado em 15.01.2022, 16:35:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

"É a mão de Deus", diz agente da Defesa Civil Paloma Magalhães, ao comentar o deslizamento do Morro da Forca, em Ouro Preto, Região Central do estado - desastre que varreu dois casarões históricos esta manhã (13/1), mas não deixou vítimas.

continua após publicidade

A mão dela, no entanto, também teve papel importante para evitar que o incidente se transformasse em tragédia. Chamada de heroína na cidade, a técnica conseguiu evacuar toda a Praça da Estação, onde o desabamento ocorreu, minutos antes do incidente.

"Não concordo que sou heróina. Mas, se as pessoas querem me chamar assim, preciso dividir o mérito com um motorista de ônibus que passou na praça, notou a movimentação do barranco bem no início e, ao me ver na rua, me acionou. Eu, então, fui direto ao local", recorda a jovem, que atua na Defesa Civil de Ouro Preto há cinco anos.

continua após publicidade

Ela conta que sua primeira providência foi interditar o trânsito próximo ao morro, para evitar o soterramento de motoristas e pedestres.

"Em seguida, eu chamei os comerciantes e pedi que eles me ajudassem a evacuar os imóveis num raio de 100 metros. Depois, liguei para o meu coordenador e contei o que estava acontecendo. Não demorou meia hora e o barranco veio abaixo", conta a agente.

O barbeiro Fábio Rodrigues foi um dos comerciantes acionados por Paloma. "Olha, se não fosse ela, teria gente e carro debaixo da terra. Somos gratos a ela e ao motorista do ônibus. Graças a eles, as perdas foram só materiais", diz o comerciante.

continua após publicidade

Aliviado, ele agradece também à atitude prudente que tomou há três anos e meio. "Meu negócio já foi bem ali do lado do morro. Há três anos e meio, um geólogo me avisou do risco que eu correria e eu confiei nele. E, então, me mudei para o outro lado da rua. Ainda bem", relata.

Isolamento por tempo indeterminado

Segundo a Defesa Civil, 35 imóveis situados na Praça da Estação na Rua Doutor Pacífico Homem foram evacuados, entre lojas e residências. O órgão não soube precisar quantas pessoas foram removidas.

continua após publicidade

O isolamento da área será mantido por tempo indeterminado até que os agentes façam a avaliação de risco das edificações.

Com informações: Correio Braziliense

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Conheça a 'heroína' que evitou mortes em deslizamento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!